A atriz que mais venceu Oscars na história (e não é a Meryl Streep)
Meryl Streep (“O Diabo Veste Prada”) é uma das recordistas do Oscar, fazendo parte do grupo seleto de atores que já venceram três estatuetas. Ela também é pessoa com mais indicações nas categorias de atuação, tendo concorrido 21 vezes no total, 17 como Melhor Atriz e quatro como Melhor Atriz Coadjuvante. Ainda assim, ela não é a atriz recordista do Oscar.
A atriz mais premiada da história do Oscar
Essa honra fica com Katharine Hepburn, um dos maiores ícones da Velha Hollywood, que venceu o Oscar quatro vezes, todas como atriz principal. Ela é a pessoa com mais Oscars nas categorias de atuação, entre homens e mulheres.
A atriz estadunidense viveu quase cem anos, tendo nascido em 1907 e morrido em 2003, e teve uma longa carreira em Hollywood, ao longo de mais de 60 anos. Logo em sua primeira indicação ao prêmio, pelo filme “Manhã de Glória” (1933), Katharine já se tornou uma atriz oscarizada. Oito indicações depois, ela venceu seu segundo Oscar por “Adivinhe Quem vem para Jantar” (1967).
Ela venceu no ano seguinte, por “O Leão no Inverno” (1968), empatada com Barbra Streisand por “Funny Girl: A Garota Genial”. Aliás, este é um raríssimos casos de empate na premiação. Hepburn assegurou seu recorde em 1982, ao vencer novamente por “Num Lago Dourado” (1981).
Curiosamente, mesmo tendo sido indicada 17 vezes e vencendo quatro, Katharine Hepburn nunca foi às cerimônias para receber seus prêmios. Em uma ocasião, ela declarou que “seu trabalho era o seu prêmio”. Porém, existem notícias de que ela gostava sim dos seus Oscars. No geral, Hepburn era uma pessoa discreta, com um relacionamento conturbado com a imprensa.
Ela foi ao Oscar uma vez apenas em 1974, não para vencer um prêmio, mas para apresentar um prêmio memorial para o seu amigo, o produtor Lawrence Weingarten. “Sou a prova viva de que uma pessoa pode esperar 41 anos para não ser egoísta”, brincou na ocasião.
Fonte: CBS, The Hollywood Reporter.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.