Produzido pela Walt Disney Pictures e ESPN Films, o filme “Rainha de Katwe” chegou aos cinemas em 2016, trazendo a história emocionante de Phiona Mutesi, uma jovem de Uganda que tinha o sonho de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo.
Na trama, acompanhamos a trajetória de Phiona (Madina Nalwanga), uma jovem que nasceu na periferia de Katwe, em Uganda, e tinha o objetivo de se profissionalizar no xadrez. Mas, diante das dificuldades sociais e econômicas, a jovem precisou enfrentar diversas adversidades para alcançar o sonho de se tornar uma das principais jogadoras de xadrez do seu país.
O que aconteceu com Nikita Waligwa?
Além do protagonismo de Madina Nalwanga no papel principal, ao lado de Lupita Nyong’o (atriz vencedora do Oscar), outra personagem chamou atenção do público. A atriz Nikita Pearl Waligwa, também foi um destaque da produção, por sua atuação emocionante. No entanto, a jovem infelizmente morreu em decorrência de um tumor cerebral, em 2020, quando tinha apenas 15 anos. Ela já vinha sofrendo com o câncer há alguns anos e não resistiu à doença.
Em 2019, a diretora do filme Mira Nair ficou sabendo que o estado de saúde de Nikita estava piorando, quando os médicos descobriram outro tumor na jovem. Segundo as informações divulgadas pela BBC, a cineasta ajudou a organizar uma vaquinha para arrecadar dinheiro e financiar o tratamento dela.
Na época do falecimento, a atriz Lupita Nyong’o prestou homenagem para a jovem em suas redes sociais: “É com grande tristeza que posto sobre a morte de Nikita Waligwa, a doce, carinhosa e talentosa garota com quem trabalhei no filme ‘Rainha de Katwe’. Ela interpretou Gloria, com muito entusiasmo. Em sua vida real, ela tinha o enorme desafio de uma batalha contra o câncer. Meus pensamentos e orações estão com sua família, comunidade e todos que terão que dizer adeus tão cedo.”