Na última sexta-feira (17), a jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu durante um dos shows da The Eras Tour, da cantora estadunidense Taylor Swift, realizado no estádio do Engenhão no Rio de Janeiro, após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias ocasionadas pelas altas temperaturas no local.
O caso gerou mobilização geral, o que levou o ministro da Justiça Flávio Dino a determinar que grandes eventos do tipo permitam a entrada de água pelo público. Com isso, a cantora Anitta aproveitou para cobrar autoridades sobre a possibilidade de distribuição de água gratuita e potável em todo o Brasil.
Apesar de a opinião da cantora ter gerado manifestações positivas através do Twitter (atual X), Anitta também se tornou alvo de críticas de diversos internautas. Muitos deles apontam que os preços de consumação cobrados em seu bloco de Carnaval também estão muito acima do aceitável.
Entretanto, a publicação de Anitta não fala apenas sobre distribuição de água em shows, mas sim para toda a população. Vale destacar que, segundo dados do Ranking de Saneamento Básico 2023, do Instituto Trata Brasil, pelo menos 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável.
Repercussão do caso do show de Taylor Swift
A medida determinada pelo ministro Flávio Dino, além de permitir a entrada de garrafas de água em shows, também obriga que as empresas produtoras de grandes eventos disponibilizem água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso.
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, também determinou a distribuição de água gratuita em torno do Engenhão. A distribuição será feita pela companhia de água e agentes da Lei Seca. Além disso, o governador também reforçou que a morte de Ana Clara está sendo investigada pela Polícia Civil.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também fez exigências à empresa Time 4 Fun, organizadora do evento, para o bem estar do público. Entre as medidas, estavam a antecipação da entrada em uma hora, ocupar o anel de circulação para tirar o público do sol, novos pontos de distribuição de água, aumento do número de brigadistas e de ambulâncias.
Vale lembrar que a apresentação da cantora que ocorreria no último sábado (18) no Rio foi adiada para esta segunda-feira (20), com o horário alterado para uma hora mais tarde do previsto, com o show de abertura de Sabrina Carpenter adiado para 19:30h e Taylor subindo ao palco a partir das 20:30h.