A plataforma do Globoplay lançou nesta semana uma minissérie documental sobre a vida de Eurico Mirando, contando como foi a trajetória de uma dos dirigentes mais polêmicos da história do futebol brasileiro em “A Mão do Eurico”. Na produção, dirigida pelo jornalista Rafael Pirrho, acompanhamos a história de Eurico à frente do Vasco da Gama e como o ex-presidente se tornou um dos principais nomes do clube.
Para contar a história, foram chamados vários convidados importantes, como os ex-jogadores Zico, Romário, Bebeto, Pedrinho, Bismarck e Donizete, além de familiares de Eurico e jornalistas que viveram os tempos do dirigente vascaíno.
Morte de Eurico Miranda
No dia 12 de março de 2019, aos 74 anos, Eurico Miranda morreu após ter complicações provocadas por um câncer no cérebro. Durante sua trajetória em vida, Eurico foi político, fisioterapeuta, jurista e cartola esportivo brasileiro. No Vasco da Gama ele presidiu o clube entre 2001 e 2008, e entre 2014 e 2018.
Anteriormente, ele foi um dos mais poderosos dirigentes como vice-presidente, entre os anos 1986 e 2001, período marcado por conquistas como as da Libertadores de 1998, Copa Mercosul de 2000, e o Brasileirão em 1989, 1997 e 2000 (Copa João Havelange).
Quando se fala sobre a história do Gigante da Colina é praticamente impossível não associar ao nome de Eurico Miranda, pois o ex-dirigente foi um dos principais diretores do clube, apesar de ter se envolvido em várias polêmicas dentro e fora do Vasco.