Conhecido por seus posicionamentos políticos, o músico Roger Waters enfrentou problemas de hospedagem na Argentina e Uruguai durante sua passagem pela América Latina com sua atual turnê, This is Not a Drill, iniciada em julho do ano passado.
Nos países citados, o ex-Pink Floyd foi recusado por diversos hotéis após o cantor negar a responsabilidade do grupo fundamentalista islâmico Hamas pelos ataques de 7 de outubro. Vale lembrar que Waters é um grande crítico de Israel.
Em entrevista ao jornal Página 12, Waters criticou a decisão dos hotéis locais, além de colocar a culpa da decisão no que ele chamou de “lobby israelense”. O músico também apontou que sofre este tipo de ataque por conta do seu posicionamento político.
“De alguma forma, esses idiotas do lobby israelense conseguiram cooptar todos os hotéis em Buenos Aires e Montevidéu e organizaram este boicote extraordinário baseado em mentiras maliciosas que têm contado sobre mim. Eles fazem isso porque acredito nos direitos humanos e falo abertamente sobre o genocídio do povo palestino. E vou continuar fazendo isso”, comentou Waters.
Nesta sexta-feira (17), o músico se apresentará em Montevidéu, na capital uruguaia, e na semana seguinte viaja para Buenos Aires, na Argentina. Enquanto aguarda as datas das apresentações, Waters está hospedado no Brasil, em São Paulo.
This is Not a Drill: mais sobre a turnê do músico Roger Waters
This is Not a Drill é a sétima turnê da carreira de Roger Waters e estava prevista para acontecer entre julho e outubro de 2020. Entretanto, com o avanço da pandemia, a turnê foi prorrogada, iniciando somente no dia 6 de julho de 2022.
O músico fez algumas apresentações pelo Brasil a partir do dia 24 de outubro deste ano, passando por cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo e neste momento, se prepara para avançar para outros países da América do Sul.
O último show da turnê, até o momento, está marcado para acontecer no dia 9 de dezembro em Quito, no Equador. O músico completou 80 anos no dia 6 de setembro mas, apesar do que foi divulgado inicialmente, esta pode não ser a última turnê da carreira de Waters.