Para Garotas de Cor é baseado em história real? Saiba a inspiração do filme
“Para Garotas de Cor”, filme de 2010 do diretor Tyler Perry (“O Limite da Traição”), não é inspirado em histórias reais, apesar de tratar de várias questões que com certeza estão presentes na vida de várias mulheres, em especial as mulheres negras.
O longa é baseado na elogiada peça de teatro de 1975 “For Colored Girls Who Have Considered Suicide When the Rainbow Is Enuf” [“Para Garotas de Cor que consideraram suicídio quando o arco-íris é suficiente”, em tradução livre], de Ntozake Shange. Na peça, sete mulheres, cada uma representando uma das cores do arco-íris, apresentam uma coleção de 20 poemas sobre terem precisar sair de um lugar ou de uma relação por causa de uma situação abusiva.
Uma das principais diferenças entre a peça e o filme é que o longa coloca 20 personagens “principais”, ao invés das sete da peça.
Elenco de “Para Garotas de Cor”
Com tantas personagens, é claro que o longa precisou de um elenco extenso cheio de atrizes negras elogiadas. Um destaque é a participação da cantora Janet Jackson, irmã de Michael Jackson.
- Kimberly Elise (“Desejo de Matar”)
- Whoopi Goldberg (“Mudança de Hábito”)
- Thandiwe Newton (“Westworld”)
- Loretta Devine (“Crash – No Limite”)
- Kerry Washington (“Scandal”)
- Anika Noni Rose (“Dreamgirls: Em Busca de um Sonho”)
- Tessa Thompson (“Thor: Ragnarok”)
- Phylicia Rashad (“Creed: Nascido para Lutar”)
- Rayna Tharani (“Days of Our Lives”)
- Macy Gray (“Dia de Treinamento”)
Infelizmente, a produção não está disponível em nenhum streaming no Brasil.
No Rotten Tomatoes, “Para Garotas de Cor” ficou com apenas 32% de aprovação da crítica especializada, mas se deu bem melhor entre o público, alcançando 73% de aprovação. O consenso da crítica do site elogia o elenco, mas afirma que a inclinação de Tyler Perry para o melodrama acaba empobrecendo histórias muito significativas.
Fonte: The Philadelphia Inquirer.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.