Filmes que mentiram sobre serem baseados em fatos reais

Filmes baseados em fatos sempre chamam a atenção do público. Afinal, mesmo com as “liberdades cinematográficas” em prol do efeito dramático na trama, é impactante saber que o que está sendo apresentado pode ter de fato acontecido na vida real.

Entretanto, existem vezes que as “liberdades” se estendem além do necessário, aproximando a história muito mais da ficção do que da realidade, chegando a criar enredos e personagens fictícios, usando essa afirmação de “baseado em fatos” como ferramenta de marketing.

Com isso, estes filmes mentem abertamente para o público e usam essa afirmação apenas para ganhar mais atenção e publicidade. Muitos destes filmes tornaram-se verdadeiros fenômenos, mas foram vagamente inspirados ou não foram baseados em fatos reais. Conheça 6 deles abaixo:

O Massacre da Serra Elétrica

Apesar de iniciar com um aviso de que foi “baseado em fatos reais”, e casos bizarros como os apresentados no filme não serem incomuns, a história de O Massacre da Serra Elétrica foi apenas vagamente inspirada no infame serial killer Ed Gein.


Invocação do Mal

De fato, Ed e Lorraine Warren eram dois conhecidos investigadores paranormais na vida real. Entretanto, grande parte da história do primeiro filme da famosa franquia criada por James Wan nunca existiu. De fato, a família Perron existe e foi atendida pelo casal, mas as situações sobrenaturais extremas, incluindo ataques de demônios, nunca foram comprovadas.


O Regresso

A emocionante história que chegou a ganhar um Oscar realmente se inspira no verdadeiro Hugh Glass. Porém, após a cena do ataque do urso, o filme abre espaço para sua liberdade artística e conduz a história totalmente baseada em ficção.


A Cidade do Horror

O filme em si tornou-se alvo de diversas polêmicas por, justamente, ser baseado em relatos desonestos que tentam falsificar as estranhas ocorrências no local. Embora a casa realmente tenha pertencido a um assassino que matou sua família, os elementos sobrenaturais da trama não têm nenhuma comprovação.


Contatos de 4º Grau

O longa foi tão longe com seu marketing que chegou a se tornar alvo em uma ação judicial. Isso porque, por mais que o filme reforce que foi baseado em fatos reais, chegando a apresentar supostas filmagens reais como um documentário, a obra é puramente ficcional.


A Bruxa de Blair

A situação de A Bruxa de Blair talvez seja a mais bizarra da lista, pois a ideia da equipe era de lançar o filme como um “found footage”, ou seja, uma filmagem real que apresentava o desaparecimento de 3 jovens cineastas. Mas a única “verdade” por trás do filme é a lenda em que ele se inspirou, que é famosa em Maryland. Fora isso, a obra não passa de ficção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.