O astro Roger Waters é um dos principais nomes do Rock mundial, depois de se consagrar com a banda Pink Floyd. Com carreira solo, aos 80 anos, Waters continua levando em seus shows a magia do Rock de uma maneira exemplar. Recentemente, o cantor está passando pelo Brasil e irá finalizar sua turnê em São Paulo, nos dias 11 e 12 de novembro.
Além de cantar, Roger Waters também é um dos maiores baixistas e compositores da cena do rock, e para isso, ele precisou de uma extensa bagagem para criar músicas memoráveis. Durante uma entrevista, Roger falou sobre as suas inspirações e algumas de suas músicas favoritas. Um dos principais destaque foi a canção “Helpless”, de Neil Young, e ele explicou o motivo de ela ser importante:
“Há honestidade e verdade em tudo o que ele fez. Você sente a integridade e a paixão do homem. Posso sentir os cabelos da minha nuca se arrepiando agora lembrando da pureza com que ele atinge as primeiras notas dessa música. É extraordinariamente comovente e eloquente.”
Mais detalhes das influências musicais de Roger Waters
Ainda na entrevista, o astro revelou que possui uma seleção de músicas bastante eclética, exaltando o trabalho de Leonard Cohen, artista com o qual ele se encontrou diversas vezes durante as turnês do Pink Floyd:
“Leonard Cohen e Bob Dylan foram os dois homens que nos permitiram acreditar que havia uma porta aberta entre a poesia e as letras das músicas. Essa música dele, ‘Bird On The Wire’, é tão simples, tão comovente, tão brilhante. Eu amo essa”, completou.
Ainda na lista, é possível encontrar faixas clássicas como “Georgia On My Mind”, de Ray Charles, e até artistas brasileiros como Jaques Morelenbaum, que aparece ao lado de Ryuichi Sakamoto e Everton Nelson em “Endless Flight”.
Confira abaixo as oito músicas favoritas de Roger Waters
- Neil Young – “Helpless”
- Ryuichi Sakamoto, Jaques Morelenbaum & Everton Nelson – “Endless Flight”
- Leonard Cohen – “Bird on the Wire”
- Chet Baker – “My Funny Valentine”
- Ray Charles – “Georgia On My Mind”
- Giacomo Puccini – “E Lucevan Le Stelle”
- Billie Holiday – “God Bless the Child”
- Gustav Mahler – “Sinfonia No. 5 em C# Menor – 4º Movimento”