Recentemente, a Netflix disponibilizou o filme “Nyad”, uma produção que contou a história da atleta aposentada Diana Nyad, que aos 60 e poucos anos foi a primeira pessoa a nadar os 177 km de Cuba até a Flórida sem o uso de uma gaiola protetora. Estrelada por Annette Bening, a sua interpretação chamou a atenção dos críticos e a protagonista está para ser indicada ao Oscar.
Na trama, acompanhamos a trajetória da atleta, que, em 2011, decidiu enfrentar o desafio. Na época, Nyad estava aposentada das natações competitivas fazia 30 anos, até que decidiu correr atrás de um sonho que estava guardado desde 1979, quando tinha 20 anos e desejava fazer a travessia a nado. Somente em 2013 foi quando nadadora conseguiu concluir o seu objetivo, conquistando uma marca histórica no mundo da natação.
Como está Diana Nyad atualmente?
Aos 74 anos, Diana Nyad mora em Los Angeles e, de vez em quando, participa de palestras motivacionais. Ela possui quatro livros, incluindo o de memórias, lançado em 2016, onde detalhou como foi a sua trajetória: “Eu falhei e vacilei muitas vezes, mas posso olhar para trás sem me arrepender porque nunca fui sobrecarregada pela paralisia do medo e da inação”, escreveu ela.
O livro de memórias serviu como base para o filme “Nyad”, que contou com a direção dos vencedores do Oscar Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, e foi co-estrelado por Jodie Foster.
Em setembro deste ano, Nyad comemorou o aniversário de 10 anos de sua natação histórica e publicou em seu site um pouco desse momento: “Meu legado não é tanto uma marca nos livros dos recordes. O que espero que tenha se espalhado para uma grande população é a esperança. Espero acreditar que eles podem alcançar qualquer outra margem que perseguirem.”