NYAD é baseado em fatos reais? A verdadeira história

Nesta sexta-feira (3), chega à Netflix o filme “NYAD”, estrelado pela quatro vezes indicada ao Oscar Annette Bening (“Beleza Americana”) e a duas vezes vencedora do prêmio Jodie Foster (“O Silêncio dos Inocentes”), inspirado em uma história real da ex-nadadora Diana Nyad.

“Após três décadas fora da água, a ex-maratonista aquática que virou jornalista esportiva ficou obcecada pelo percurso que sempre chamou sua atenção: os 177 km que separam Cuba da Flórida, popularmente conhecidos como o “Monte Everest” da natação. Determinada a ser a primeira pessoa a concluir o trajeto sem uma gaiola de proteção contra tubarões, Diana, que está na casa dos 60 anos, inicia uma árdua jornada de quatro anos de treinamento intenso na companhia da melhor amiga e técnica Bonnie Stoll (Jodie Foster), e de uma equipe disposta a encarar qualquer desafio.”

Sinopse divulgada pela Netflix

O filme é dirigido pela dupla Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi, que venceu um Oscar pelo documentário “Free Solo” (2018).

O elenco também conta com Rhys Ifans (“A Casa do Dragão”), Luke Cosgrove (“O Nevoeiro”), Erica Cho (“The Looming Tower”), Jeena Yi (“Manifest”) e Eric T. Miller (“Mare of Easttown”).

A história real de “NYAD”

O longa é inspirado na biografia da ex-atleta Diana Nyad, “Find a Way: One Untamed and Courageous Life” (“Encontre um Jeito: Uma Vida Indomável e Corajosa”, em tradução livre). Campeã universitária de natação, Nyad tentou percorrer o percurso a nado entre Cuba e Flórida pela primeira vez em 1978, usando uma gaiola de proteção contra tubarões. Ela não conseguiu completar o percurso por causa do mau tempo. Por volta dos 30 anos, ela parou de nadar profissionalmente e se dedicou a uma carreira jornalística.

Décadas depois, por volta dos 60 anos, ela voltou para a água para tentar cumprir um objetivo antigo: nadar de Cuba até a Flórida, desta vez, sem o uso da gaiola protetora. Segundo o que foi narrado por ela em seu livro, foram necessárias cinco tentativas até ela cumprir seu objetivo, em 2013, aos 64 anos de idade.

Diana Nyad é uma figura que divide opiniões no meio esportivo, com muitos nadadores afirmando que ela “exagerou” ou “representou de forma errada” detalhes sobre sua vida e suas conquistas, e até acusando-a de espalhar mentiras.

O nadador Daniel Slosberg até criou um site em 2016 para usuários conferirem o que era ou não verdade sobre Nyad. Ele provou, por exemplo, que a nadadora mentiu sobre ter participado de testes para os Jogos Olímpicos de 1968, quando tinha 17 anos. Foi provado que ela mentiu sobre muitas outras coisas ao longo dos anos, como dizer que tinha sido a primeira mulher a fazer o percurso ao redor da Ilha de Manhattan, quando, na verdade, era a sétima.

Com um histórico tão longo de mentiras ao longo dos anos, a comunidade esportiva de nadadores desconfiou logo de cara do feito de Nyad em 2013, questionando a falta de uso de câmeras ao longo do percurso.

Fonte: Collider.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.