Novela da Globo tenta imitar sotaque gaúcho e acaba virando piada na web

Desde maio deste ano, a Rede Globo exibe a telenovela Terra e Paixão como parte de sua programação diária. Seguindo a tradição de grande parte de suas produções, a novela se passa no Rio de Janeiro, contando com sua maioria de atores do eixo Rio-São Paulo. No entanto, um personagem gaúcho foi apresentado recentemente e chamou atenção na internet.

Nos últimos capítulos, foi possível ver Emengarda, personagem de Cláudia Raia, em maus lençóis, tendo que recorrer a furtos e algumas outras “manobras” para conseguir dinheiro na capital carioca. Assim, ela conhece um turista gaúcho e decide o roubar após utilizar seu charme.

Enquanto os dois conversam, é possível perceber a origem do homem por seu sotaque. São utilizados termos supostamente coloquiais, como “bah”, “bueno”, “gaudêncio”, “baita”, “guria” e “potranca”, além de frases aplicadas envolvendo chimarrão, estâncias e outros aforismos do Rio Grande do Sul. Mais do que isso, uma forte pronúncia de determinadas palavras e letras escancaram seu “gauchês”.

Novela da Globo é criticada por sotaque

Ao verem a cena no ar, muitos telespectadores de Terra e Paixão criticaram a escolha por um sotaque tão estereotipado. Muitos dos gaúchos, inclusive, reclamaram que o coloquialismo visto na Rede Globo não ressoa com o verdadeiro sotaque do Rio Grande do Sul, inundando a internet com piadas.

Alguns usuários de redes sociais chegaram a chamar o momento de “constrangedor”, frente ao absurdo que foi a utilização do sotaque. Outro disse que este é o “Sotaque do Juvenal Terra em 1830”, fazendo alusão ao personagem de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.