Lançado em 2021, o filme “Uma Chance para Lutar” trouxe para os cinemas a história emocionante de Nick Newell, um lutador de MMA que superou as dificuldades físicas para se profissionalizar no ramo.
Na história, acompanhamos a jornada de Nick Newell (Cody Christian), quando consegue uma rara oportunidade de lutar pelo campeonato de pesos leves. Isso porque Nick nasceu com um dos braços com deficiência e precisou enfrentar diversas dificuldades e preconceitos para provar que era capaz de competir no ringue. Por conta disso, sua história teve uma grande repercussão e Nick tornou-se uma referência mundial para pessoas com deficiências físicas.
Conheça a história real de Nick Newell
A história do filme é inspirada em Nick Newell, um lutador norte-americano de MMA (Artes Marciais Mistas), que nasceu com uma amputação congênita. Apesar disso, essa condição não o impediu de conquistar vitórias no esporte, tornando-se símbolo de superação.
Essa amputação congênita fez com que o seu braço esquerdo desenvolvesse somente até a altura do seu cotovelo, impedindo que ele tenha uma das mãos. No entanto, sua perseverança e habilidade fez com que Nick se tornasse um campeão de MMA e lutasse contra diversos adversários no ringue, provando que sua técnica e determinação foram fundamentais para isso.
Em 2019, Nick conversou com o portal Aventuras da História do UOL, explicando como a sua mãe e seu primeiro treinador foram os principais incentivadores para aprender a lutar: “Ela não me deixou e isso teve um grande impacto (…) O meu primeiro treinador [também] acreditou realmente em mim, apesar de eu não estar vencendo [na época] e eu apenas tive um forte sistema de apoio que me permitiu tornar-me no que sou hoje.”