Apesar do que era veiculado na mídia, os Beatles e os Rolling Stones nunca foram rivais. Inclusive, John Lennon e Mick Jagger eram amigos pessoais e as duas bandas chegaram a colaborar em algumas ocasiões, especialmente na década de 1960.
Entretanto, em entrevista recente à revista Mojo, Jagger revelou que sua irritação com os Beatles era direcionada a seu parceiro de banda, o guitarrista Keith Richards. Segundo o vocalista, Richards era obcecado pelos garotos de Liverpool e vivia tocando músicas da banda.
A dupla chegou a dividir um apartamento durante um período e Jagger revelou que o companheiro de banda tocava músicas dos Beatles sem parar. Inclusive, essa obsessão levou a algumas das canções dos Stones acabarem sendo inspiradas em hits dos Beatles.
“Originalmente, Keith era realmente a pessoa ligada ao pop. Quero dizer, eu costumava apenas escrever letras para suas músicas pop, e ele escreveu todas aquelas músicas pop porque ouvia os Beatles o tempo todo. Me enlouquecia ouvir os Beatles quando dividíamos um apartamento juntos”, revelou Jagger.
Ainda durante a entrevista, o vocalista dos Stones revelou que, com o tempo, Keith abandonou as influências mais pop e se dedicou ao blues. Inclusive, Jagger comentou que o guitarrista não gosta mais de “músicas dançantes”.
“Keith deixou isso para trás de certa forma, mas ele escreveu ‘Ruby Tuesday’, ‘Let’s Spend The Night Together’ — todas essas eram músicas do Keith. Mas, sim, as pessoas dirão que ‘Keith era o que gostava de blues’. Eu realmente gosto de música pop agora, escuto o tempo todo — Keith não gosta. Eu ainda gosto de blues, mas gosto de músicas dançantes, e Keith não é muito chegado a isso”, concluiu.
Colaborações entre os Rolling Stones e Beatles
Recentemente, Paul McCartney fez uma participação no mais novo disco dos Rolling Stones, Hackney Diamonds, mas, conforme citado anteriormente, está longe de ser a primeira e única colaboração entre Stones e Beatles.
Um dos grandes sucessos da carreira dos Stones, sendo o compacto I Wanna Be Your Man, foi uma composição colaborativa que contou com a ajuda de John Lennon e Paul McCartney. Inclusive, os Beatles também gravaram uma versão da música e ambas chegaram ao mercado em 1963.
Outras colaborações entre as lendárias bandas aconteceram em álbuns históricos como Yellow Submarine, Rock and Roll Circus, além de diversos outros projetos e singles, que contavam com participações diretas, backing vocals ou ideias e composições.