O terceiro Rock In Rio, realizado em 2001, aconteceu em um período bastante conturbado. Pós-pânico do “bug do milênio”, a economia do país encontrava-se em recuperação logo depois que Itamar Franco assumiu o posto de presidente após o impeachment de Fernando Collor, em 1992.
Mesmo assim, Roberto Medina insistiu e o evento foi realizado, garantindo que diversas atrações internacionais estariam presentes em mais uma edição do festival. Anunciado como sendo o primeiro grande festival de música do século XXI, o evento ganhou transmissão em rede nacional e internacional.
Quando o line-up completo foi divulgado no dia 6 de novembro de 2000, a diva pop Britney Spears estava entre os nomes confirmados. Enfrentando boicotes de artistas brasileiros devido às diferenças de tratamento e exigências absurdas das atrações internacionais, o evento prosseguiu e a cantora ficou escalada para o dia 18 de janeiro de 2001.
Britney era um dos maiores nomes do pop da época, e a confirmação de sua vinda deixou o público e a mídia em polvorosa. Porém, no dia do show foi que os problemas começaram. Primeiramente, a transmissão estava com problemas de áudio, apresentando falhas para quem assistia na TV.
Além disso, a imagem de “perfeitinha” da cantora foi desmistificada quando, durante um problema no palco, seu microfone ficou aberto, e ela foi ouvida xingando. O playback também foi utilizado durante o show, mas este ponto incomodou mais aos críticos do que ao público.
Porém, o momento de desdém com a cantora aconteceu durante a música “Lucky”, onde Britney apresentou um figurino militar com a bandeira dos Estados Unidos de fundo. Com os problemas econômicos do país e a revolta contra o ALCA e FMI, o público não se conteve.
Por fim, a cantora deu continuidade a seu setlist, tocando diversos outros sucessos, além de encerrar a noite com o hit “Oops!…I Did It Again”. Posteriormente, o NSYNC, grupo de seu namorado na época, Justin Timberlake, assumiria o palco.
A opinião de Britney Spears sobre o Rock In Rio
Apesar dos diversos problemas, Britney Spears revelou em sua recém-lançada biografia, The Woman in Me, que considera o show do Rock in Rio III como um dos melhores de sua vida. Vale lembrar que a cantora, que tinha apenas 19 anos na época, fez seu show para um público de 250 mil pessoas.
“Um dos momentos mais felizes que vivi durante as turnês foi tocar no Rock in Rio 3, em janeiro de 2001. No Brasil, me senti livre, como uma criança em alguns aspectos – uma mulher e uma criança ao mesmo tempo. Eu me sentia corajosa àquela altura, cheia de pressa e ímpeto”, escreveu a diva pop.
A cantora retornou ao país em outras ocasiões, tendo sua última passagem ocorrido em 2011. Através do YouTube, é possível encontrar a apresentação completa da cantora no Rock in Rio III, registrada pela transmissão do Multishow. Assista:
Primeira vez que li uma matéria falando a verdade sobre esse show. Sempre distorceram tudo. As vaias foram para a bandeira americana e não para Britney. O público sequer se deu conta do playback, curtiu o show com muita alegria..