Filme brasileiro que pode concorrer ao Oscar chega na Netflix
Através das redes sociais, a Netflix deu uma ótima notícia para os fãs de produções nacionais: a partir do dia 2 de novembro, o documentário “Retratos Fantasmas” estará disponível na plataforma. A produção foi criada e dirigida por Kléber Mendonça Filho e teve uma ótima recepção na crítica especializada, tornando-se representante brasileiro na corrida pelo Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.
No documentário, acompanhamos uma história ambientada no Recife durante o século XX. Durante 1h e 33 minutos, o espectador verá um acervo histórico com imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, buscando explorar o centro da cidade sob a ótica de como as salas de cinema movimentavam a população e ditavam comportamentos.
Mais detalhes de “Retratos Fantasmas”
Kléber Mendonça Filho é um importante diretor nacional que foi responsável por comandar o filme “Bacurau”, o qual foi exibido no Festival de Cannes – após vencer o Prêmio do Júri, em 2019. Para produzir “Retratos Fantasmas”, Kléber levou sete anos para concluir o documentário, trazendo suas experiências pessoais vistas da janela da casa em que morou por vários anos.
Em comunicado à imprensa, o cineasta comemorou o engajamento que o filme teve, celebrando os 80 mil espectadores que foram ver nos cinemas e a estreia da produção no streaming: “Depois de uma trajetória incrível no cinema, com mais de 80.000 espectadores e 10 semanas em cartaz, é muito bom saber que Retratos Fantasmas vai agora chegar a um novo público, e especialmente pessoas que não têm acesso à sala de cinema em suas cidades. Ficamos felizes também de poder apresentar o filme na Netflix numa nova master em HDR e Dolby Atmos, nos mais altos padrões de imagem e som em streaming.”