Lançado em 2009, “Sempre Ao Seu Lado” chegou aos cinemas mundiais, trazendo a história emocionante de Hachi (Hachiko), um cãozinho que ficou famoso por sua lealdade.
Na trama, acompanhamos Parker Wilson (Richard Gere), um professor universitário que certo dia retornando do trabalho encontrou na estação de trem um filhote. Para não deixá-lo lá, ele decide levá-lo para casa, mesmo sabendo que sua esposa Cate (Joan Allen) é contra a presença de um cachorro.
No entanto, aos poucos Cate se apaixona pelo filhote, que tem o nome Hachi (Hachiko) escrito na coleira, em japonês. O tempo passa e o cachorro cresce, criando o hábito de acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta, até que um acontecimento inesperado altera sua vida.
Qual a raça de Hachiko?
Assim como no filme, na história real, Hachiko é da raça Akita, que é conhecida por sua lealdade. No entanto, no Brasil, o preço de um filhote pode custar entre R$ 900,00 e R$ 6.500,00, sendo um dos cachorros mais caros do país, por ter pedigree.
No Japão, a história do cãozinho foi tão importante que foi instalada uma estátua no formato de Hachiko no local onde costumava esperar o seu dono. Para chegar até ela, é só pegar o metrô da linha Yamanote, descer na estação Shibuya e procurar a saída de Hachiko. Vale ressaltar que a estatura não é tão grande, porém, tornou-se um símbolo na cidade por ter sido um cãozinho leal ao seu humano, durante a década de 1920.