Recentemente, completou-se 1 ano desde que o ator Henry Cavill vestiu o manto do Superman pela última vez em um filme da DC Studios. A última aparição do ator aconteceu em uma cena pós-créditos de Adão Negro, filme protagonizado por Dwayne Johnson e lançado no dia 20 de outubro de 2022.
A aparição do ator deu a entender que Cavill daria continuidade à interpretação do personagem no universo cinematográfico do estúdio. Porém, poucos dias após o lançamento de Adão Negro, Peter Safran e James Gunn assumiram o controle, com planos de reiniciar o planejamento do atual DCU.
Com isso, Cavill confirmou sua despedida do papel, uma vez que Gunn decidiu reformular também o papel do Homem de Aço para Superman: Legacy, que será assumido pelo ator David Corenswet a partir de julho de 2025.
No aniversário de 1 ano de Adão Negro, diversos fãs do antigo DCEU manifestaram nas redes sociais seus agradecimentos ao Superman de Cavill, lamentando a “demissão” do ator do estúdio e manifestando sua admiração pelo trabalho do astro.
Cavill, por outro lado, publicou uma nota no dia de sua despedida nas redes sociais, demonstrando que entendia a decisão e que desejava o melhor a Gunn e Safran. Posteriormente, Gunn também esclareceu que o ator nem mesmo havia sido escalado para o papel, ou seja, nunca houve uma “demissão”.
As aparições de Henry Cavill como Superman
A primeira vez que Henry Cavill assumiu o manto do Homem de Aço aconteceu em 2013, no filme de mesmo nome, dirigido por Zack Snyder. O Homem de Aço foi o filme que basicamente abriu as portas do DCEU planejado pelo cineasta, trazendo uma abordagem mais dramática ao Superman.
Em 2016, Cavill retornou ao papel, desta vez contracenando com Ben Affleck em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, onde inicialmente, foi imaginado que seria sua despedida do papel. Porém, no ano seguinte, o ator reapareceu em Liga da Justiça, dirigido por Joss Whedon.
A partir deste ponto, as aparições de Cavill tornaram-se totalmente esporádicas, sendo a única nítida a aparição em Adão Negro. Em Shazam!, de 2019, Cavill foi substituído pelo dublê Ryan Handley em uma cena que não mostrava seu rosto.
Cavill chegou a reprisar o papel em Liga da Justiça de Zack Snyder, também conhecido como “Snydercut” de 2021, mas apesar de contar com cenas extras, totalizando mais de 4 horas de exibição, o filme continua sendo o mesmo de 2017, tratando-se apenas de uma nova versão.