Mundialmente conhecido por seu papel como o açougueiro alcoólatra Paulie Pennino, da franquia Rocky Balboa, o ator Burt Young teve sua morte confirmada na última quarta-feira (18) por sua filha, Anne Morea Steinhaeger. Entretanto, foi informado que o ator faleceu no dia 8 de outubro, em Los Angeles.
A morte do ator foi divulgada primeiramente pelo jornal The New York Times, mas a causa não foi revelada. Nascido como Gerald Tommaso DeLouise, Young colecionou mais de 160 créditos em seu currículo, entre filmes, televisão e teatro.
Antes de se dedicar à carreira da atuação, Young prestou serviço militar na marinha. Posteriormente, foi treinado por Lee Strasberg, considerado o patriarca da “atuação de método”, que já foi professor de estrelas como Marlon Brando, Al Pacino, James Dean e até mesmo Marilyn Monroe.
Young foi um dos destaques da franquia Rocky, estando presente no elenco dos seis filmes da franquia como o cunhado do protagonista. Pelo papel, o ator recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1976. Através das redes sociais, o ator Sylvester Stallone lamentou a morte do amigo.
Além da carreira na atuação, Young também ganhou fama como pintor, cujas obras foram expostas em galerias de todo o mundo. Ele também foi dono de um restaurante no bairro do Bronx, em Nova York. O ator deixa uma filha e um neto.
Além de Rocky: outros papéis de Burt Young
Rocky não foi a única contribuição do ator Burt Young para a sétima arte. O ator fez carreira interpretando coadjuvantes de classe trabalhadora ou ítalo-americanos em diversos filmes e séries, incluindo produções como:
- Chinatown
- Era Uma Vez na América
- Amityville 2
- De Volta às Aulas
- Noites Violentas no Brooklyn
- Law & Order
- Família Soprano
- Miami Vice
Muitos detalhes do passado da vida de Young são um mistério, mas sabe-se que, além de ter sido fuzileiro naval, o ator também praticou boxe, chegando a conquistar 32 vitórias em 34 combates em campeonatos amadores. Já em território profissional, Young somou 17 vitórias sem derrotas.