Atenção, millennials, uma das escolhas da Sessão da Tarde desta semana é o clássico dos anos 2000 “As Branquelas“. O longa será exibido na sexta-feira (20), às 15h25, após a exibição da reprise de “Mulheres de Areia”.
Apesar de ser amado pelo público brasileiro, o filme pode ser uma escolha polêmica para o horário, principalmente por suas várias piadinhas sexuais. É possível que a Globo acabe cortando algumas cenas um pouco mais “pesadas”, para não ter problemas com a classificação indicativa e até para encaixar o filme na grade.
“Dois irmãos negros, agentes do FBI em Nova York, fazem-se passar por louras patricinhas, herdeiras milionárias, para desmantelar um plano de sequestro” (sinopse divulgada pela Globo).
“As Branquelas” é problemático?
Além das piadinhas sexuais, o longa também foi muito discutido ao longo dos anos por seu estilo de comédia polêmico, com muitas pessoas dizendo que o longa é ofensivo, e outras dizendo que ele é uma sátira brilhante.
Uma das atrizes da produção, Busy Philipps, declarou em um podcast em 2019 que achava que o filme não seria feito mais. “Você sabe que eu interpretei a garota gorda em ‘As Branquelas’, é assim que a minha personagem era descrita”, relembrou a atriz, que nem era uma mulher gorda na época do filme. “Pensando melhor, talvez essa fosse a piada, que ela nem era realmente gorda, mas elas só são tão horríveis… aquele filme não seria feito agora”.
Os protagonistas do filme, os irmãos Marlon Wayans (“Air: A História Por Trás do Logo”) e Shawn Wayans (“Dupla do Barulho”), já defenderam o filme da “cultura do cancelamento”.
Em uma entrevista de 2020 para o Entertainment Weekly, Marlon comentou a acusação de que o filme “ridiculariza” mulheres brancas, dizendo que elas também acham o longa engraçado. “É assim como você sabe que é um bom filme. Para nós, eu acho que uma boa piada de comédia é quando as pessoas sobre quem você faz piada dão a risada mais alta”.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.