Cachê estratosférico fez Ellen Burstyn topar retorno em “O Exorcista: O Devoto”
Protagonista de O Exorcista, Ellen Burstyn sempre recusou retornar à franquia. Enquanto Linda Blair e Max von Sydow voltaram em O Exorcista 2, a intérprete de Chris MacNeil optou por ficar de fora, e manteve sua posição por 50 anos. No entanto, O Exorcista – O Devoto acaba de chegar aos cinemas, e, para a surpresa de muitos, tem a presença da icônica atriz.
Em algumas entrevistas, David Gordon Green e Jason Blum revelaram que não foi fácil fazer com que Burstyn topasse retornar à franquia. O diretor explicou em entrevista à People que, ainda nas fases iniciais do roteiro, decidiu que Chris MacNeil seria fundamental à trama, fazendo com uma verdadeira força-tarefa fosse montada para a persuadir.
Já Jason Blum, fundador da Blumhouse Pictures e produtor do filme, revelou ao Enterteinment Weekly como foi trabalhar com a atriz após conseguir fechar o contrato. Segundo ele, Green foi importante para deixar Burstyn confortável.
“Eu realmente preciso dar créditos para David Gordon Green. Ele foi capaz de deixar Jamie Lee Curtis confortável [em Halloween], e David deixou Ellen confortável em nos juntar nesse iteração de seu filme icônico. Enquanto Jaime Lee Curtis chegava chutando a porta e conhecendo todo mundo, Ellen meio que flutuou para dentro do set.”
Ellen Burstyn pediu salário absurdo em O Exorcista – O Devoto
Ainda em 2022, Ellen Burstyn concedeu uma entrevista ao The Hollywood Reporter e explicou o que a convenceu a retornar à franquia e participar de O Exorcista – O Devoto. Sem papas na língua, a atriz de 90 anos deixou claro que sua decisão foi dinheiro.
“Você sabe, o que aconteceu foi que eu recusei muitas versões de O Exorcista 2. Eu disse não todas as vezes. Desta vez eles, me ofereceram um monte de dinheiro, e eu ainda disse não. E então eles me surpreenderam e voltaram e disseram: ‘Dobramos a oferta’. Eu disse: ‘OK, deixe-me pensar sobre isso’. Eu pensei: ‘Isso é muito dinheiro. Deixe-me pensar sobre isso’. O próximo pensamento que me veio à mente foi: ‘Sinto como se o diabo estivesse pedindo meu preço’. E o próximo pensamento que me veio à mente foi: ‘Meu preço é um programa de bolsas de estudo para estudantes talentosos em nosso programa de mestrado na Pace University. Esse é o meu preço’. Então, eu voltei e aumentei e acabei conseguindo o que eu queria. E eu tenho um programa de bolsas para jovens atores.”
Durante a entrevista, Burstyn fez questão de deixar claro que gostou muito de seu período nas gravações de O Exorcista – O Devoto. “Gosto muito do diretor e roteirista, David Gordon Green. Me encontrei com ele e conversamos sobre o roteiro e assim por diante”, explicou ela.