Cinco atores que recusaram filmes e depois se arrependeram (e muito!)

O momento em que um ator ou atriz precisa decidir entre fazer ou não um papel é uma decisão crucial. Afinal, isso pode abalar a carreira inteira na indústria cinematográfica. Robert Downey Jr., por exemplo, não era o favorito para o papel do Homem de Ferro, mas revolucionou o cinema de super-heróis quando assumiu o papel.

Porém, quando a própria estrela escolhe não aceitar um papel, a decisão pode ser muito arriscada. É claro que existem diversos fatores que podem influenciar as escolhas, mas, quando se trata de uma obra que se tornou um clássico do cinema, logicamente, se torna um arrependimento.

Conheça agora cinco casos de atores que recusaram filmes que viraram grandes marcos do cinema por diferentes motivos e que se arrependeram da decisão posteriormente.

Sean Connery – O Senhor dos Anéis

image 1 5

Antes do brilhante Ian McKellen assumir o manto e o cajado do sábio mago Gandalf, Sean Connery foi o primeiro nome pensado por Peter Jackson. De acordo com relatos e entrevistas, uma das principais razões pelas quais Connery recusou o papel foi a dificuldade de compreender o universo de J.R.R. Tolkien.

Por outro lado, o ator veterano também citou que ficar longe de casa por um longo período também contribuiu como um fator para sua decisão. Mas sabe-se que a franquia se tornou um sucesso gigantesco, o que deixou muitos fãs se perguntando como seria se Connery tivesse aceitado o papel.


Jack Nicholson – O Poderoso Chefão

image 2 2
Jack Nicholson em Chinatown (1974)

A decisão de Jack Nicholson em recusar o papel como Michael Corleone na obra prima de Francis Ford Copolla não possui nenhuma grande polêmica: ele estava muito ocupado na época e decidiu que o papel seria mais adequado para um ator italiano. Em seu lugar, o novato Al Pacino se consolidou entre os maiores nomes do cinema.

Apesar de Nicholson nunca ter expressado explicitamente seu arrependimento, é difícil imaginar que ele não exista, considerando que O Poderoso Chefão se tornou amplamente considerado um dos maiores filmes já feitos.


Matt Damon – Avatar

image 3 2

O caso de Matt Damon é um dos mais conhecidos. Após ter sido convidado por James Cameron para integrar o elenco de seu novo filme épico de ficção científica, o ator foi obrigado a recusar devido a conflitos com o cronograma de filmagens de outro projeto.

Avatar se tornou um dos filmes de maior sucesso comercial e visualmente inovador da história do cinema, sendo um dos maiores recordistas de bilheteria de todos os tempos. Damon não perdeu o prestígio por sua escolha, mas já revelou em entrevistas que se arrependeu da decisão.


Burt Reynolds – Star Wars

image 4 2

Antes de Harrison Ford dar vida ao fanfarrão pistoleiro espacial Han Solo, Burt Reynolds era a primeira escolha de George Lucas para Star Wars. Em entrevistas, o ator afirmou que o papel simplesmente não agradava e que ele não era fã de ficção científica, mas que posteriormente se arrependeu da decisão.

Embora Reynolds continuasse a desfrutar de uma carreira de sucesso no cinema e na televisão, ele reconheceu que o papel de Han Solo poderia ter sido um momento decisivo em sua carreira. Porém, para alguém que já tinha negado o papel de 007, não há limites.


Will Smith – Matrix

image 5 2

Originalmente, Will Smith era o nome escolhido para protagonizar um dos filmes mais importantes de ficção científica dos anos 90, dirigido pelas irmãs Wachowski. Mas, devido a preocupações com os efeitos visuais do filme, somados ao medo de cair na mesmice, o ator desistiu do papel.

A decisão não foi totalmente negativa, pois abriu as portas para que Keanu Reeves assumisse o papel icônico, uma decisão que funcionou de maneira brilhante. Porém, Will já comentou diversas vezes que se arrepende de não ter aceitado o papel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.