Em planejamento desde 2015, o remake do clássico filme expressionista alemão Nosferatu, de 1922, com direção e roteiro de Robert Eggers (O Homem do Norte, O Farol) está finalmente se aproximando de sua estreia, prevista para meados de 2024.
Historicamente, o filme de Eggers será o segundo remake da trama, pois, em 1979, o cineasta alemão Werner Herzog lançou Nosferatu — O Vampiro da Noite, uma releitura do filme original e do livro Drácula, de Bram Stoker, de onde surgiu a história original.
Finalizando o período de produção de sua versão, Eggers revelou em entrevista à Revista Empire que tentou ultrapassar os limites da sua capacidade com sua releitura para o clássico de 1922, creditando sua obra anterior, O Homem do Norte, como inspiração.
“Estou tentando ir além dos meus limites com Nosferatu. Como sempre, tivemos uma filmagem difícil. Estou muito feliz de ter feito O Homem do Norte antes e ter aprendido o que aprendi. Quando penso sobre o plano de produção de Nosferatu, tenho certeza de que teria conseguido dar um jeito, mas é difícil não imaginar sendo um fracasso [sem a experiência prévia]”, revelou o cineasta.
Com mais de 100 anos de existência, Nosferatu de Friedrich Wilhelm Murnau é considerado um verdadeiro clássico do terror, mesmo tendo surgido como um filme “ilegal”, se tornando uma obra revolucionária. E a releitura de Eggers pretende preservar a história do filme por mais anos à frente.
Mais sobre Nosferatu: trama, elenco e data de estreia
Baseada no romance original de Stoker, a história de Nosferatu apresenta o Conde Orlok, uma criatura das trevas que se apaixona pela esposa de seu agente imobiliário. Logo, ele decide ir atrás da moça, levando seu reinado de horror para a Alemanha.
A sinopse oficial do remake não difere da original, apresentando um conto gótico sobre a obsessão entre uma jovem assombrada na Alemanha do Século XIX e o antigo vampiro da Transilvânia que a persegue, trazendo um horror incalculável em sua companhia.
Até o momento, os primeiros nomes divulgados como parte do elenco incluem Lily Rose-Depp, Bill Skarsgard, Aaron Taylor-Johnson, Nicholas Hoult e Willem Dafoe, que já interpretou a criatura no filme A Sombra do Vampiro, de 2000. Inicialmente, Anya Taylor-Joy também integrava o elenco, mas precisou sair por conflitos de agenda.
Não foi divulgado, até o momento, nenhum trailer ou imagem oficial do filme, tendo à disposição apenas um site oficial criado pela produtora Focus Film para promover o projeto. A data de estreia exata também não foi confirmada, o que indica que o filme pode estrear em qualquer momento de 2024.
Willem Dafoe não interpretou a criatura em um remake de 1979.
Mas no filme A Sombra do Vampiro, de 2000, Willem Dafoe interpretou Max Schreck. Nesse filme, Max Schreck é o próprio vampiro no qual a história se baseia.
No caso e o ator que interpretou o Vampiro no filme de Murnau
Willem Dafoe, que interpretou a criatura no remake de 79- foi Klaus Kinski que interpretou Nosferaru em 1979 com Isabele Adjani