Ao longo das últimas semanas, está circulando nas redes sociais um suposto anúncio da Netflix revelando que irá encerrar seus serviços. A informação causou grande alvoroço, contando com um print em que é possível ver a manchete “Dias contados pro adeus: Netflix confirma fim de serviço após 2 décadas e se despede dos assinantes”.
A partir da divulgação dessa notícia, muitos internautas passaram a se questionar acerca do fim do serviço, considerado o maior streaming da atualidade. Entraram nos trending topics frases como “Netflix vai acabar” e “Netflix vai fechar”, fazendo crescer ainda mais os boatos do suposto encerramento da plataforma.
No entanto, trata-se de um desentendimento, conforme o Boatos.org explicou. A Netflix segue obtendo lucro, conforme reportado no segundo trimestre, e não possui nenhuma intenção de encerrar suas atividades. Portanto, o serviço de streaming não irá acabar.
O que irá acabar na Netflix?
A informação divulgada pela própria Netflix, obviamente, não é falsa. No entanto, o título utilizado – “Dias contados pro adeus: Netflix confirma fim de serviço após 2 décadas e se despede dos assinantes” – é extremamente enganoso em primeiro momento.
A empresa está, de fato, encerrando um de seus serviços, mas não o de streaming – tão popularizado ao longo dos últimos 15 anos. O que está sendo encerrado é o serviço de aluguel de DVDs, notícia já divulgada em abril deste ano. Portanto, pouco – ou nada – será alterado para os usuários da Netflix.