No dia 26 de setembro chega na plataforma da HBO Max o documentário “Complexo de Salvador” (Savior Complex no título original), trazendo uma produção separada em três partes sobre uma investigação do caso de Renee Bach, uma mulher que fazia parte do mundo dos missionários cristãos, acusada de fazer parte do fenômeno chamado ‘salvadores brancos’.
Na série documental, vamos acompanhar o trabalho feito em Uganda, onde a norte-americana é acusada de causar a morte de diversas crianças vulneráveis no local, por tratá-las perigosamente, apesar de não ter treinamento médico.
A produção foi assinada por Latchkey Films e dirigida por Jackie Jesko. Também contou com nomes de Paul Kabango, Derrick Kibisi, além de Roger Ross Williams, Alex Waterfield e Nick Capote na produção executiva. Na HBO, os produtores executivos foram Nancy Abraham, Lisa Heller e Sara Rodriguez.
Mais informações de Complexo de Salvador
Em 2019, a história de Renee Bach ganhou o mundo, quando a missionária foi acusada de se passar por médica e tratar bebês em Uganda. Segundo as informações divulgadas, o Tribunal Superior de Jinja afirmou que Renee é suspeita de matar mais de 100 crianças.
Na época, o jornal All África afirmou que Renee Bach dirigia uma organização não-governamental chamada Serving His Children, no leste do país africano, onde retirava crianças com desnutrição de hospitais para cuidar delas, porém, várias vieram a óbito. As pessoas acreditavam que ela era médica, pois usava jaleco branco, estetoscópio e administrava medicamentos. Porém, a missionária não tinha nenhum conhecimento sobre medicina.