“Por Aqui e Por Ali” é um filme de 2015, que foi estrelado por Robert Redford e Nick Nolte, onde protagonizaram uma história divertida e baseada em fatos reais.
Na trama, vamos acompanhar Bill Bryson (Redford), um escritor que viveu por duas décadas na Inglaterra e retorna aos Estados Unidos em plena terceira idade. Como fazia muitos anos que não estava no país, ele acredita que uma maneira de voltar a se reconectar com o local é fazendo uma trilha, mas sua esposa Catherine insiste para que ele não vá sozinho.
Com essa condição, ele decide chamar Stephen Katz, um velho amigo que não via há anos e com quem enfrentou uma ousada viagem à Europa há mais de quarenta anos. Juntos, eles encaram a Trilha dos Apalaches, que tem mais de três mil quilômetros. Durante esse percurso, a dupla irá enfrentar a natureza, vários personagens e a si mesmo.
Conheça a história real de “Por Aqui e Por Ali”
O enredo do filme foi baseado no diário de Bill Bryson, um jornalista e escritor que relatou em 1998, suas experiências durante a trilha. O diário foi intitulado de “A Walk in the Woods”, onde contou como foi divertida e desafiadora fazer a Trilha dos Apalaches, com cerca de 3.510 quilômetros de extensão, ao lado de seu amigo Stephen Katz.
Inclusive, o ator Robert Redford, que também foi produtor da trama, sempre quis fazer esse filme e queria que tivesse sido ao lado de seu amigo Paul Newman. Porém, como os dois possuem uma grande diferença de idade, isso poderia ser um fator prejudicial para Paul:
“Na época em que isso aconteceu, a diferença de idade era um fator – 14 anos entre Paul e eu – e também o fato de que sua saúde física estava em declínio. Então foi ele quem disse: ‘Acho que seria demais para vir aqui e fazer isso. Então, no momento em que isso aconteceu, foi direto para Nick”, disse Redford em uma entrevista ao ABC7.