Lançado em 2021, Free Guy foi uma proposta bastante inovadora da 20th Century Fox e conseguiu atingir um bom sucesso comercial. Os US$331 milhões arrecadados em bilheteria fizeram com que a Disney, dona do estúdio, pensasse em uma sequência, mas o sucesso atual de Barbie pode fazer com que o longa seja arquivado.
Durante o Festival de Toronto, o diretor de Free Guy, Shawn Levy, conversou com o Collider e revelou que o longa de Greta Gerwig contou com um grande impacto no futuro da franquia. Dessa forma, uma possível sequência do filme de 2021 não é tão garantida como se esperava.
“Eu acho que definitivamente não está garantida. Nós amamos Free Guy e amamos o amor por Free Guy que ressoou nos últimos anos. Isso foi muito emocionante para Ryan [Reynolds] e para mim. Nós estamos desenvolvendo uma sequência, mas a verdade é que agora você tem Barbie, que obviamente deixou uma marca acerca de um personagem em um mundo fictício que se torna auto-consciente. Então, nós só vamos fazer Free Guy se for diferente do primeiro filme e diferente de outros filmes.”
Free Guy: saiba mais sobre o filme
Unindo referências cinematográficas como Matrix, O Show de Truman e Jogador Número Um, além de jogos como Grand Theft Auto e Fortnite, Free Guy chegou aos cinemas em 2021, sendo um dos primeiros grandes lançamentos pós-pandemia. Com US$100 milhões de orçamento, o filme liderado por Ryan Reynolds foi um grande sucesso.
Na trama, acompanhamos a história de Guy, um NPC (non-playable character ou personagem não-jogável) do jogo Free City. Todos os dias, o protagonista acorda, vai ao seu trabalho e é assaltado por personagens que causam o caos ao seu redor. No entanto, um dia, ele desenvolve aos poucos consciência de que pode agir diferente, alterando a rota de seu personagem.
Dessa forma, ele se une a uma jogadora do mundo real que está em busca de provas de que o CEO da Soonami, empresa que desenvolveu Free City, roubou partes de seu próprio jogo. Além de Reynolds, Free Guy conta em seu elenco com Jodie Comer, Lil Rel Howery, Utkarsh Ambudkar, Joe Keery e Taika Waititi.