Em 2019, foi lançado aos cinemas “MIB: Homens de Preto 4” ou “MIB: Homens de Preto Internacional”, trazendo uma produção um pouco diferente do que conhecemos da franquia, começando com a ausência de alguns atores que foram protagonistas nos outros filmes.
Inclusive, o quarto filme não contou com os dois atores principais, Will Smith e Tommy Lee Jones, que interpretavam os Agentes J e K, respectivamente. Durante uma entrevista à revista Variety, a produtora Laurie MacDonald revelou o verdadeiro motivo de os astros não terem voltado para seus papéis, seja no filme derivado ou em um novo longa-metragem.
“Quando terminamos o terceiro filme, nos sentamos para conversar e decidimos que não devíamos fazer o quarto filme. O arco daqueles personagens acabou ali de maneira redondinha, pois havíamos lidado com a história envolvendo o pai do Will e toda a jornada emocional do personagem foi completada,” explicou.
Mais detalhes sobre a ausência de Will Smith
O diretor Barry Sonnenfeld, responsável pela trilogia original, falou sobre a continuação da franquia, com um filme derivado, e não como uma sequência, por conta da ausência de Will Smith:
“Adoraria que houvesse um quarto filme. Mas Will Smith e nem eu estávamos envolvidos. Eu amo a franquia, porque eu a desenvolvi e a criei. Mas há muitos elementos caros nessa mistura. Há Steven Spielberg como um dos produtores, há outros produtores também, e acho que a maneira mais barata de se fazer foi ter novos agentes,” completou.
Apesar de os atores não terem participado, segundo o We Got This Covered, a Sony ainda tem intenção de produzir Homens de Preto 5, contando no elenco com Will Smith e Tommy Lee Jones, depois de o spin-off não ter agradado o público. No entanto, não há nenhuma informação sobre o desenvolvimento do quinto filme.