Uma das maiores franquias da década de 1990 e o maior símbolo da carreira de Bruce Willis, Duro de Matar conta com cinco filmes exibidos ao longo de 25 anos. No entanto, alguns fãs se questionam por que a saga não ganhou ainda mais capítulos.
Em 2013, chegou aos cinemas Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer, quinto e último filme da franquia. À época, especulava-se a possibilidade de um sexto filme, mas a má recepção da sequência fez com que a 20th Century Fox segurasse seus planos. Poucos anos depois, o projeto seguiu arquivado com a venda do estúdio para a Walt Disney.
Embora os novos ares pudessem significar um reboot da franquia, como vimos com Indiana Jones e a Relíquia do Destino neste ano, não foi o que aconteceu. Em 2022, Bruce Willis foi diagnosticado com afasia e anunciou sua aposentadoria do cinema. Já neste ano, seu diagnóstico avançou para demência, encerrando qualquer possibilidade de continuação de Duro de Matar com seu clássico protagonista.
Dura de Matar: relembre franquia
Duro de Matar segue icônico até hoje. A regata branca, a arma com fita adesiva nas costas, yippee ki-yay e, claro, o vilão Hans Gruber, interpretado por Alan Rickman, passaram a fazer parte do cotidiano de Hollywood e dos amantes de filmes de ação. Dessa forma, o longa de 1988 ganhou quatro sequências ao longo das décadas seguintes.
Depois de um longo período saltando de um catálogo para o outro, a franquia completa do policial durão pode ser encontrada em um só lugar. Os cinco filmes de Duro de Matar foram distribuídos pela 20th Century Fox, que hoje pertence à Disney.
Dessa forma, os longas foram realocados no Star+, serviço do conglomerado Walt Disney Company. É possível conferir a saga completa de Bruce Willis como John McClane no serviço de streaming. Confira abaixo o trailer de Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer, o último longa da franquia.