Embora ainda falte mais de seis meses para a premiação do Oscar, alguns cineastas estão de olho em suas possibilidades de indicação e vitória. Um deles é Christopher Nolan, cujo Oppenheimer pode ser muito beneficiado com o adiamento de Duna 2.
O longa de Dennis Villeneuve foi adiado por conta da greve dos roteiristas e dos atores de Hollywood. Dessa forma, sua estreia não acontecerá mais em 2023 e, sim, em março de 2024, o que desqualifica Duna 2 de participar do Oscar 2023.
As previsões iniciais projetavam o filme estrelado por Timothée Chalamet como um dos favoritos em diversas categorias. Em 2021, Duna levou seis prêmios: design de produção, cinematografia, edição, efeitos visuais, som e trilha sonora. Portanto, a ausência de sua sequência da premiação é um grande auxílio para Oppenheimer, que deve competir nestas mesmas categorias.
Oppenheimer: saiba mais sobre o filme
Além de estar sendo projetado como um possível indicado a Melhor Filme e Melhor Diretor, Oppenheimer e Christopher Nolan devem aparecer em diversas categorias. O longa foi bastante exaltado por suas proezas técnicas e certamente teria em Duna 2 forte concorrência.
Na trama, acompanhamos a trajetória de J. Robert Oppenheimer, físico considerado o “pai da bomba atômica”. Vemos sua formação em universidades europeias e, consequentemente, a construção das bombas utilizadas em Hiroshima e Nagasaki como parte do Projeto Manhattan, localizado no interior dos Estados Unidos.
O protagonista é interpretado por Cillian Murphy, também cotado ao Oscar de 2024. O astro de Peaky Blinders é acompanhado de Emily Blunt, Robert Downey Jr., Josh Hartnett, Florence Pugh, Matt Damon, Casey Affleck, Rami Malek, e Kenneth Branagh.