As produções asiáticas sempre tiveram um espaço importante em nossa cultura, seja com desenhos ou animes, que fizeram parte da geração de diversas pessoas. Mas, nos últimos anos, os brasileiros tiveram mais contato com a cultura sul-coreana, com os grupos de K-pop e com as séries também conhecidas como doramas.
Mas, nesse meio de produções, existem várias vertentes que podem ser confundidas, como, por exemplo, o K-pop e o J-pop. As primeiras siglas já indicam qual a diferença, mas, para deixar claro, J-pop é o nome dado para as músicas pop japonesas, e K-pop é o nome dado às músicas pop coreanas.
Entenda mais a diferença entre os dois estilos musicais
Algumas pessoas acreditam que as duas categorias são próximas, porém, na verdade, fazem parte de dois universos completamente diferentes, desde seu gênero, estilo, marketing e acessibilidade. Para entender a diferença entre os dois, é preciso saber um pouco da história de como surgiram.
A música popular coreana surgiu em meados de 1885, quando um missionário estadunidense, Henry Appenzeller, levou para o outro lado do planeta canções folclóricas estadunidenses e britânicas para uma escola. Como consequência, essa influência também chegou ao Japão, fazendo com que as duas culturas começassem a criar suas próprias músicas populares.
Nos anos seguintes, a Coreia do Sul também começou a receber influências de outros estilos que foram surgindo, como o Hippie, Folk e as baladas dos anos 1980. Porém, foi apenas na década de 1990 que o K-pop moderno começou a ser desenvolvido com influência do rap, rock e techno.
Atualmente, o K-pop consegue abranger diversos estilos, como pop, rock, jazz, hip hop, R&B, reggae, folk, country e suas raízes tradicionais, fazendo com que o público nacional e internacional se apaixonasse pelas músicas. Claro que a internet foi a principal responsável por disseminar o estilo e popularizar na mídia.
Já o J-pop, mesmo tendo um caminho semelhante para ser criado, não possui a mesma popularidade que as músicas do país vizinho. Contudo, o Japão é o segundo maior mercado de música do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O J-pop também nasceu em meados da década de 1990 e se inspirou na cultura tradicional e nas músicas populares e no rock dos anos 60 de artistas como Beatles e Beach Boys. Por isso, existem as diferenças entre os dois estilos.