Lançado em 2019, o filme “Rosa Amarela” chegou aos cinemas, trazendo uma história emocionante e comovente sobre um assunto que acontece frequentemente nos Estados Unidos, que é a deportação de imigrantes que estão no país.
No filme, acompanhamos a história de Rose (Eva Noblezada), uma jovem filipina de 17 anos que mora em uma pequena cidade do Texas e sonha em ser uma cantora country, com o objetivo de construir uma carreira musical. Porém, esse sonho é interrompido quando sua mãe é presa pela imigração norte-americana e ela precisará fugir para não ser deportada também.
Precisando encontrar uma maneira de escapar dessa situação, Rose terá que enfrentar diversos desafios, porém, continuará mantendo a esperança viva e a direção em meio à adversidade.
Mais detalhes sobre Rosa Amarela
O filme foi dirigido e roteirizado por Diane Paragas, que, na época, trouxe um dos primeiros títulos lançados comercialmente nos Estados Unidos com uma atriz filipina no papel principal. Além disso, com o intuito de trazer autenticidade para a história, a protagonista Eva Noblezada, que interpreta Rose, realmente é cantora na vida real e já tinha vivido outros filmes musicais, como o musical Miss Saigon, da Broadway.
Outro destaque sobre a trama é o fato de abordar um assunto real sobre o drama que milhares de imigrantes vivem nos Estados Unidos, com o receio de serem deportados. Nos últimos anos, acompanhamos as políticas públicas dos governos intensificando essa prática de deportar imigrantes e como isso impacta na vida de milhares de pessoas, que, em sua maioria, saem de países de baixa renda para tentarem viver o sonho americano.