Festival de Gramado: conheça o filme cearense que ganhou quatro prêmios
O Festival de Gramado é um dos eventos mais tradicionais sobre cinema no Brasil, acontecendo desde 1973 com o objetivo de popularizar as realizações do cinema nacional, premiando as melhores produções, atores, atrizes e produtores com o “Kikito de Ouro” em suas edições, como se fosse uma versão brasileira do Oscar.
Em 2023, o evento aconteceu entre os dias 11 e 19 de agosto e marcou a sua 51ª edição, premiando o filme cearense “Mais Pesado é o Céu” em quatro categorias. O longa-metragem acompanha a história de Teresa e Antônio, interpretados por Ana Luiza Rios (O Clube dos Canibais) e Matheus Nachtergaele (O Auto da Compadecida), e conta o seguinte em sua história a partir da sua sinopse original:
“Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.”
A trama recebeu prêmios nas categorias de “Melhor Direção”, “Fotografia”, “Montagem” e “Prêmio Especial do Júri”, sendo entregues para Petrus (Melhor Direção e Fotografia), Firmino Holanda e Petrus (Montagem), e para a atriz Ana Luiza Rios (“Prêmio Especial do Júri”).
Onde foi filmado “Mais Pesado é o Céu”?
A produção do diretor Petrus Cariry foi filmada nas cidades cearenses de Quixadá e Nova Jaguaribara. Na história, Teresa e Antônio saem de Jaguariba, após ela ter sido submersa nas águas do Açude Castanhão, para viver aventuras pelas estradas do sertão.