Nesta semana, foram divulgadas as primeiras imagens e o trailer de Maestro, filme dirigido e protagonizado por Bradley Cooper. Embora a recepção tenha sido principalmente positiva, alguns espectadores ficaram bastante incomodados com uma situação inusitada: o nariz do ator.
Maestro irá contar a história do maestro e compositor Leonard Bernstein. Em sua caracterização, Cooper utiliza uma prótese de nariz para se aproximar do visual do compositor judeu. No entanto, a escolha foi acusada de antissemitismo, por reforçar estereótipos visuais do personagem com o tamanho exagerado do nariz.
Na rede social X (antigo Twitter), um usuário criticou a escolha: “Parece completamente desnecessário ter ido nessa direção, dada à estranha semelhança (entre ator e personagem). O verdadeiro Leonard Bernstein não tinha o nariz engraçado que Bradley Cooper está usando em Maestro”.
As críticas também aconteceram a partir da atriz e ativista britânica Tracy-Ann Oberman, que comparou a escolha de Cooper com blackface. A organização “Stop Antisemitism” se manifestou, criticando a escolha de Cooper para o papel e a utilização da prótese. A família de Bernstein saiu em defesa de Cooper.
Maestro: saiba mais sobre filme de Bradley Cooper
Conhecido por compor o musical Amor, Sublime Amor na Broadway, Leonard Bernstein é lembrado como um dos músicos mais prolíficos e talentosos do século passado. Sua vida será adaptada em Maestro, filme que terá o retorno de Bradley Cooper à direção depois de Nasce Uma Estrela.
O filme irá abordar a relação de Bernstein com sua esposa, a atriz e ativista Felicia Montealegre. Secretamente, o maestro escondeu o fato de ser gay de todos ao seu redor. Produzido por Martin Scorsese e Steven Spielberg, Maestro será lançado em dezembro na Netflix.
Além de Cooper, o longa conta com Carey Mulligan, Matt Bomer, Maya Hawke e Sarah Silverman no elenco. Confira o trailer: