As creepypastas foram um grande movimento da internet, uma espécie de séries de histórias de terror criadas por internautas muito populares entre o fim dos anos 2000 e principalmente o começo de 2010. Estas histórias consolidaram personagens como o Slenderman e Jeff the Killer, por exemplo.
Por mais que pareça que as creepypastas não possuem mais relevância como antigamente, uma trend no Tiktok surgiu para provar o contrário. Recentemente, o nome “Zepotha” se tornou um grande fenômeno na plataforma.
Isso porque Zepotha se trata de um suposto filme de terror lançado em 1987 que, por sua temática pesada, foi proibido em diversos países. Na realidade, o projeto se trata de um “filme fictício” que se tornou uma trend e já conquistou mais de 76 milhões de visualizações em menos de dois dias.
Tudo começou com uma artista independente chamada Emily Jeffri, que criou um desafio para que os usuários do Tiktok comentassem em postagens de outras pessoas comparando-os com personagens do filme fictício chamado Zepotha.
@emilyjeffri putting this song forward as the movie’s main theme, i think it has zepotha vibes tbh #80s #nostalgia #horror #horrormovie #80shorror #bit #trickster #moohaha #newmusic #queerartist #spooky #zepotha ♬ DO YOU REMEMBER ME – jeffri
Rapidamente, o assunto se tornou um fenômeno na plataforma, dando início a uma série de conteúdos relacionados, como filtros de Tiktok, histórias relacionadas e até mesmo filmagens e edições inspiradas na suposta história do filme. Inclusive, famosos como a atriz Maria Canals-Barrera, conhecida pela famosa série da Disney Os Feiticeiros de Waverly Place também entrou na brincadeira.
@mariacanals_barrera #zepotha 80s horror nightmares! #alaine #spooky #80s #horrormovies ♬ DO YOU REMEMBER ME – jeffri
Zepotha: creepypasta colaborativa ou jogada de marketing?
Apesar do grande engajamento que gerou, com pessoas ao redor do mundo criando personagens e histórias sobre o filme através do Tiktok, Zepotha também despertou a ira de alguns usuários da plataforma, chegando a ser classificada como “outra tendência idiota do Tiktok”.
Há também usuários criticando que Zepotha possa não ser uma ideia de criação colaborativa, mas sim uma jogada de marketing de Jeffri para divulgar suas músicas. Inclusive a artista chegou a responder um comentário que cita seu álbum, Soundtrack for an 80’s Horror Movie, que será lançado no dia 25 de agosto.
@emilyjeffri Replying to @𓆩james𓆪 have been sat going through the zepotha lore y’all have made ALL MORNING?? its insane, i made that video ONE DAY AGO. ONE. DAY. i love you all so much, this is such a dope community of creative minds omg. ANYWAYYY pre-save ‘SOUNDTRACK FOR AN 80’S HORROR MOVIE’ pls!! link in bio 🙂 #zepotha #80s #nostalgia #horrormovie #80shorror #horror #spooky #nightaesthetic #zepotha2 #newmusic ♬ DO YOU REMEMBER ME – jeffri
Por outro lado, ainda existem fãs dedicados à trend, que criaram uma comunidade no site Reddit totalmente empenhada em dar continuidade à suposta história do filme que já conta com mais de 1.700 colaboradores.
Além disso, os usuários também criaram um servidor Discord e um documento de texto canônico para “desvendar” toda a história de Zepotha, mostrando que está no mesmo caminho que Goncharov, mais um projeto fake de sucesso criado pelo Tiktok que colocou Martin Scorcese como diretor.