Stanley Kubrick utilizou mais de 60 portas em cena clássica de Jack Nicholson com machado
Um dos longas mais conhecidos e bem-sucedidos de Stanley Kubrick é O Iluminado. O terror, lançado em 1980, conta com Jack Nicholson no papel principal e adapta a obra de mesmo nome de Stephen King para os cinemas, sendo um sucesso instantâneo de crítica e bilheteria.
Embora esteja repleto de cenas icônicas, como o elevador cheio de sangue, as gêmeas, a mulher no banheiro ou as inúmeras páginas da máquina de escrever, é uma em específico que conquistou o público. Claro que estamos falando do momento em que Jack Nicholson quebra uma porta com um machado e grita sua emblemática fala “Here’s Johnny!”.
No entanto, para chegar a perfeição da cena, Kubrick cobrou um grande fardo de seus atores e equipe. O cineasta gravou mais de 60 takes e todas as vezes era necessário colocar uma nova porta no cenário. Foram três dias consecutivos até que o resultado fosse atingido.
De acordo com Nicholson, a cena foi a mais difícil de sua carreira. O ator destacou a participação de Shelley Duvall e afirmou sentir pena de seu sofrimento real, uma vez que a atriz teve ferimentos em suas mãos após 127 tentativas de gravação da cena com um bastão de beisebol.
O Iluminado: saiba mais sobre filme de Stanley Kubrick e Jack Nicholson
Na trama de O Iluminado, vemos Jack Torence, um escritor, e sua família se mudando para o Hotel Overlook no Colorado, completamente isolado durante o inverno. Em busca de maior inspiração para escrever seu próximo livro, o autor acha uma boa ideia renovar os ares.
Conforme a história avança, coisas estranhas começam a acontecer no local e Jack entra em uma espiral de loucura. Dessa forma, sua família precisa sobreviver às suas insanidades. Além de Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd completam o elenco.