MC Katia: músicas mais famosas

Neste domingo (13), uma das precursoras do funk carioca, MC Katia, faleceu aos 47 anos, em decorrência de complicações cirúrgicas. Vale lembrar que a funkeira estava internada há mais de um mês no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, onde deu entrada para a retirada de um mioma no útero no ano passado.

Entre as complicações, a MC teve uma trombose e, por conta disso, perdeu um dos rins e teve a perna direita amputada. Após diversos procedimentos, a saúde da cantora ficou muito debilitada. A filha de Katia, Michele Marques, confirmou que a mãe contraiu uma bactéria e estava com pneumonia e não resistiu.

A vereadora e ex-funkeira Verônica Costa, amiga de Katia, foi uma das primeiras a comunicar o falecimento da MC através de suas redes sociais. Na postagem, a “Mãe Loira” não só lamentou a perda da amiga como relembrou as vezes em que trabalharam juntas.

A carreira de MC Katia teve início ainda nos anos 2000, lançando a música “Ah Tá, Vai Me Pegar”. Desde então, ela se tornou uma das maiores vozes femininas do funk carioca. Posteriormente, a cantora precisou se afastar dos palcos por pelo menos três anos após sofrer um acidente em 2008.

MC Katia realizou um grande retorno em 2020 ao lado da cantora Ludmilla com a música “Rainha da Favela”, que prestava homenagem às mulheres funkeiras, junto de nomes como Tati Quebra Barraco, MC Carol e Valesca Popozuda. Assista:

Apesar de não possuir uma carreira astronômica como a de Ludmilla, o reconhecimento de MC Katia para o funk nacional é inegável e suas músicas marcaram gerações no estilo, com seu jeito arrojado, exagerado e involuntariamente cômico.

Para relembrar grandes sucessos da funkeira, conheça agora algumas das músicas mais famosas da carreira da MC, conhecida como “A Fiel”.

“De Cabeça pra Baixo”

Também conhecida como “Arte do Sexo”, esta foi uma das músicas lançadas pela funkeira antes de seu acidente em 2008. “De Cabeça pra Baixo” se tornou não só um dos grandes destaques da carreira de MC Katia, como um dos hinos dos bailes funks do Rio de Janeiro, consolidado pela Furacão 2000.

“Duelo”

Gravada em parceria com MC Nem, conhecida como a “Amante”, a música já marcou uma rivalidade entre as duas funkeiras, mas anos depois se tornou o tema de sua amizade. A faixa foi sucesso desde seu lançamento, mas o clipe, gravado 15 anos depois, cravou a música na história.

“Só Nascendo No Meu Lugar”

Uma das músicas que marcou o retorno da MC após 2020, “Só Nascendo No Meu Lugar” foi lançada em parceria com o DJ Dany Bala e rapidamente se tornou um sucesso na carreira da funkeira.

“Vem 5 Minutinho”

Lançada em 2018 em parceria com DJ Batata e com a participação de DJ Mumu do Tuiuti, a música rapidamente marcou a carreira da MC, que considerou um de seus trabalhos mais profissionais e a ajudou a alcançar novos objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.