Criados em 1969 pelo estúdio Hanna-Barbera, Dick Vigarista e Mutley são uma dupla vilanesca lembrada até os dias de hoje. Seja por Corrida Maluca ou por sua própria série, o Esquadrão Abutre, os personagens ganharam grande importância. Eles foram inspirados em um longa da década de 1960: A Corrida do Século.
Enquanto o visual de Dick Vigarista tem grande inspiração no ator britânico Terry-Thomas, suas atitudes foram inspiradas no personagem Professor Fate, de A Corrida do Século. Fate é o clássico vilão melodramático, com uma risada maligna e um plano elaborado destinado a falhar inevitavelmente.
No longa dirigido por Blake Edwards, de Bonequinha de Luxo e A Pantera Cor-de-Rosa, Professor Fate é interpretado por Jack Lemmon, de Se Meu Apartamento Falasse e Quanto Mais Quente Melhor. O personagem exibe um lustroso bigode preto e utiliza um sobretudo, de forma similar a Dick Vigarista.
A Corrida do Século: saiba mais sobre filme que inspirou Dick Vigarista
Em A Corrida do Século, acompanhamos a disputa de dois inimigos mortais: The Great Leslie e Professor Fate. Leslie é o arquétipo de um herói clássico: bonito, simpático, cavalheiro, bem-sucedido e sempre vestido de branco. Já Fate, seu nêmesis, é o vilão melodramático, com ódio escorrendo por seu rosto ao olhar para qualquer um que ousa cruzar seu caminho.
Os dois homens criam seu maior desafio: uma corrida automobilística de Nova York até Paris. Leslie conta com a ajuda da empresa Webber Motor Car Company para desenvolver seu veículo para a jornada, enquanto Fate cria seu próprio carro, o “The Hannibal Twin-8″, com diversas bugigangas e acessórios secretos de sabotagem.
Além de Jack Lemmon no papel do Professor Fate, o icônico Tony Curtis é responsável por interpretar Leslie. Natalie Wood, Peter Falk, Keenan Wynn, Arthur O’Connell e Vivian Vance completam o elenco de A Corrida do Século.