Em 2012, “Madagascar 3” chegou aos cinemas, trazendo o terceiro filme da franquia animada, tornando-se um sucesso de bilheteria. Ao todo, a produção faturou mais de US$ 746.9 milhões mundialmente, batendo a melhor marca da saga em arrecadação. O filme também foi a quarta animação mais lucrativa da história da DreamWorks Animation, além de ter sido o segundo filme de animação de maior bilheteria do ano do lançamento.
Na terceira trama, podemos acompanhar Alex, Marty, Melman e Gloria querendo voltar para casa. Depois de passarem um longo período na África, os amigos estão com saudades do zoológico e bolam um plano para deixar o continente africado para trás. Para isso, eles terão que cruzar o Mediterrâneo nadando até chegar em Monte Carlo, onde os pinguins e os chimpanzés estão.
Porém, quando chegam em Mônaco, são surpreendidos com uma nova ameaça: uma obcecada agente de controle animal (Frances McDormand) fará de tudo para capturá-los. Precisando fugir dela, eles encontram abrigo em um circo em crise, onde os animais estão precisando de ajuda.
Eles enxergam na oportunidade de reerguer o circo um passaporte para casa, pois, através dele, podem ir em turnê para os Estados Unidos. Assim, eles iniciam um processo de revitalização que poderá levá-los a uma turnê para Nova Iorque e, consequentemente, de volta para casa.