Dua Lipa é processada pela terceira vez por causa da mesma música
Três anos após o lançamento de seu hit Levitating, Dua Lipa está sendo processada pela terceira vez. O produtor musical Bosko Kante enviou um processo de infringimento de direitos autorais contra a cantora e a Warner Music Group, alegando que ele nunca deu permissão para que uma de suas criações fosse utilizada nos remixes da música.
O processo, enviado nesta segunda-feira, dia 31, conta com uma queixa de Kante por uso indevido. O produtor foi abordado por Stephen Kozmeniuk, um dos produtores de Levitating, para criar uma performance de talk box que seria incorporada na canção (via Billboard).
Este é o terceiro processo que a música de Dua Lipa recebe desde seu lançamento. Embora tenha ficado 77 semanas na Billboard Hot 100, Levitating foi processado em 2022 pela banda de reggae Artikal Sound System, alegando que a música havia copiado seu gancho da canção Live Your Life, de 2017. O caso foi arquivado alguns meses depois.
Na sequência, os compositores L Russell Brown e Sandy Linzer afirmaram que Dua Lipa utilizou a melodia de sua canção Wiggle And Giggle All Night, de 1979. O caso ainda está tramitando e não foi para o tribunal.
O que é o processo que Dua Lipa está enfrentando?
Em seu processo, Bosko Kante afirma que, embora tenha feito a performance para Levitating e chegado a um acordo verbal para seu uso, ele nunca concordou com nenhuma remixagem da produção. Dessa forma, o uso de sua performance de talk box teria sido ilícito nos remixes de The Blessed Maddona, com DaBaby e na versão ao vivo.
“Todos os três remixes samplearam e incorporam grande parte do trabalho do querelante utilizado na versão original. Os defensores não buscaram ou receberam autorização ou permissão para usar a composição e o som gravado pelo querelante.”
O processo ainda afirma que Bosko Kante tentou inúmeras vezes resolver esse litígio sem que fosse necessário o auxílio legal, porém, os réus não teriam cooperado. De acordo com a BBC, o processo afirma que Kante está intitulado a mais de US$ 20 milhões.