Os filmes de Yorgos Lanthimos são essencialmente sobre a natureza humana, sendo suas produções mais famosas “O Lagosta”, de 2015, e “A Favorita” de 2018. Em seus longas, os personagens são a força que propele a narrativa para frente.
“Pobres Criaturas”, ou no inglês original, “Poor Things”, é o mais novo projeto do diretor e será lançado ainda neste ano nos cinemas norte-americanos, mas não sem previsão de estreia no Brasil. O filme é basicamente uma releitura autoral de “Frankenstein”.
Saiba mais sobre “Pobres Criaturas”, de Lanthimos
A narrativa do filme seguirá Bella Baxter (Emma Stone), que morre, mas é trazida de volta à vida por um médico e cientista excêntrico e irreverente interpretado por Willem Dafoe. Ansiando pelo conhecimento do mundo, Bella foge da proteção do cientista e embarca numa aventura pelos continentes acompanhada do advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo) (via Letterboxd).
Segundo o site Jovem Nerd, o filme é baseado no livro homônimo escrito por Alasdair Gray, lançado em 1992. E as semelhanças com o livro de Mary Shelley lançado quase 200 anos antes, “Frankenstein”, são muitas, embora “Pobres Criaturas” pareça ter um viés muito mais virado para as experiências femininas.
O roteiro é assinado por Tony McNamara (“A Favorita”, “Cruella”) e, ao lado de Stone e Dafoe, estão Mark Ruffalo, Ramy Youssef, Margaret Qualley, Jerrod Carmichael e Christopher Abbott.
O filme estava planejado para chegar aos cinemas dos Estados Unidos em setembro deste ano, mas as complicações com as paralisações dos roteiristas e atores de Hollywood, iniciadas em maio, fez o Film4 Productions postergar o lançamento para dezembro. Confira o trailer legendado: