Gostou de Barbie? Confira mais 5 filmes incríveis dirigidos por mulheres
“Barbie” (2023), dirigido por Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres), chegou aos cinemas na semana passada e teve uma estreia bombástica, tornando-se um dos das melhores aberturas de um filme dirigido por uma mulher. Aproveite para descobrir outras produções dirigidas por mulheres.
Psicopata Americano (2000)
Mary Herron dirigiu esta adaptação do best-seller de Bret Easton Ellis, um suspense sombrio sobre Patrick (Christian Bale), um homem elegante e vaidoso que parece apenas um jovem bem sucedido, mas que durante a noite se torna um serial killer. O filme é uma comédia sombria satirizando a cultura yuppie dos anos 80 e se tornou um clássico cult.
Ironicamente, nos últimos anos, o personagem principal virou um tipo de “símbolo” masculino (imagine quando os sigmas descobrirem que o ídolo deles foi dirigido por uma mulher).
Onde assistir: Globoplay (necessário plano com Telecine), MUBI e MGM+.
Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014)
Ava DuVernay já havia dirigido alguns projetos, mas foi mais notada pela indústria ao dirigir “Selma”. O filme retrata a caminhada realizada por Martin Luther King de Selma até Montgomery durante sua luta pelos direitos dos afro-americanos em 1965. Este recorte da vida de um dos ícones da história dos EUA foi aclamado pela crítica e deveria ter rendido a primeira indicação de Ava ao Oscar de Melhor Direção.
Desde então, ela fez produções elogiadas como o documentário “A 13ª Emenda” (2016) e a minissérie “Olhos que Condenam” (2019).
Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming no Brasil.
Bela Vingança (2020)
A estreia de Emerald Fennell na direção de um longa-metragem já lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Direção e um Oscar de Melhor Roteiro. O filme acompanha uma ex-estudante de medicina que decide se vingar dos homens que cruzam seu caminho após um acontecimento trágico. O longa é uma análise interessante da cultura do estupro, além de subverter gêneros como suspense e comédia romântica.
Onde assistir: Star+.
O Babadook (2014)
Antes de” A Bruxa” (2015) e “Hereditário” (2018), “O Babadook” (2014), dirigido por Jennifer Kent, iniciou a onda do “horror elevado”. O filme sobre um monstro de um livro infantil que atormenta uma mãe viúva e seu filho é uma história sombria sobre luto e maternidade que já virou um clássico cult.
Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming no Brasil.
A Lenda de Candyman (2021)
Produzido por Jordan Peele (Corra!), este longa dirigido por Nia DaCosta revive a icônica franquia de terror dos anos 90 com um filme elogiado pela crítica. A história acompanha Anthony (Yahya Abdul-Mateen II), um artista que, após criar pinturas sobre o Candyman, acaba invocando esse misterioso espírito para sua vida.
DaCosta é a diretora do próximo lançamento da Marvel, “As Marvels”, previsto para estrear em novembro.
Onde assistir: Globoplay (necessário plano com Telecine).
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.