O que é a Experiência Trinity? Verdadeira história

Recém-chegado aos cinemas, o novo filme do diretor Christopher Nolan (Interestelar), Oppenheimer, conta a história real de J. Robert Oppenheimer, diretor do Projeto Manhattan, um dos principais responsáveis pela criação da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos destaques do filme é o momento que mostra a Experiência Trinity, quando a primeira bomba atômica da história foi detonada. Saiba mais sobre esse evento real.

Experiência Trinity

No dia 16 de julho de 1945, foi feito o primeiro teste com uma bomba atômica da história. O teste, parte do Projeto Manhattan, foi realizado em segredo pelos norte-americanos no deserto de Jornada del Muerto, no estado do Novo México, na região sudoeste dos Estados Unidos. O local foi escolhido por ser considerado remoto, porém, várias famílias viviam próximas ao lugar, em ranchos e comunidades rurais.

Esses moradores, muitos deles de origem indígena ou hispânica, nunca foram evacuados e nem mesmo alertados sobre a realização do teste. Sem saber que estavam expostos a radiação, continuaram a levar uma vida normal.

(via BBC)

Em 2010, foi divulgado um relatório pela Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência de pesquisa em saúde pública, com detalhes do planejamento e execução da experiência (via BBC). Segundo este relatório, os moradores não foram evacuados ou avisados depois do teste para que a informação não vazasse para os japoneses. Semanas depois, ocorreram os atentados em Hiroshima e Nagasaki.

A população da região continuou consumindo água e alimentos, sem saber que tudo, inclusive o ar, estava contaminado por radiação. As pessoas que viviam próximas ao local e as próximas gerações tiveram uma incidência maior de vítimas de câncer. Os moradores nunca receberam qualquer tipo de compensação ou reconhecimento.

A explosão da bomba foi ainda mais forte do que tinha sido antecipado pelos cientistas, com seu calor sendo definido como “10 mil vezes mais quente do que a superfície do Sol” e um clarão de luz que foi visto em todo o estado do Novo México e em parte dos vizinhos. Em cidades a mais de 150 km de distância, janelas se quebraram com o impacto. A nuvem da explosão atravessou o país e caíram cinzas do céu por dias nas proximidades do teste.

Em uma entrevista, Oppenheimer, o diretor do Projeto Manhattan, falou do momento do teste e contou que na hora se lembrou de um trecho de um texto sagrado hindu, o Bhagavad-Gita. “Agora eu me tornei a morte, o destruidor dos mundos.”

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.