Oppenheimer: Christopher Nolan explica porque ignorou fato histórico
Quando pensamos na bomba atômica, uma das primeiras coisas que vem a mente é o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Porém, “Oppenheimer“, o filme que conta a história do “pai da bomba atômica”, J. Robert Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy), não mostra esses dois momentos históricos.
Em uma conversa após a exibição do filme em Nova York, o diretor do filme, Christopher Nolan, defendeu a decisão. Segundo Nolan, o objetivo NÃO foi “higienizar” o personagem-título. O diretor afirma que a narrativa é contada a partir do ponto de vista de Oppenheimer. “Nós sabemos tão mais do que ele [sabia] na época”, afirmou Nolan. “Ele descobriu sobre os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki no rádio, da mesma forma que o resto do mundo.” (via IndieWire).
O filme é contado a partir de duas perspectivas: do próprio Oppenheimer e de um membro da comissão de energia atômica dos EUA, Lewis Strauss (Robert Downey Jr.). As memórias de Strauss são mostradas em sequências em preto e branco. “Não é um documentário,” declarou Nolan. “É uma interpretação. Este é o meu trabalho.“
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos bombardearam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki para obrigar o Japão a se render. A Alemanha já havia sido derrotada pouco tempo antes. As duas bombas mataram cerca de 120 mil pessoas no momento do impacto. Os efeitos da radiação nos locais prejudicaram a população por décadas.
Oppenheimer
O filme conta a história de J. Robert Oppenheimer, diretor do Projeto Manhattan, responsável pela criação da bomba atômica. O personagem-título é vivido por Cillian Murphy (Peaky Blinders) e o elenco ainda conta com Robert Downey Jr. (Vingadores: Guerra Infinita), Florence Pugh (Midsommar), Matt Damon (Interestelar), entre outros.
A produção vem sendo muito elogiada pela crítica e conta com 93% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. Segundo o consenso da crítica do site, “Oppenheimer marca outra conquista cativante de Christopher Nolan [diretor] que se beneficiar da performance impressionante de [Cillian] Murphy e visuais deslumbrantes.“
Oppenheimer estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20).
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.