Lançado em 1988, “A Insustentável Leveza do Ser” é um drama dirigido por Philip Kaufman que foi baseado em uma obra literária, tendo o roteiro adaptado do livro de mesmo nome, escrito por Milan Kundera.
Na trama ambientada na década de 1960, em Praga, Tchecoslováquia, acompanhamos Tomas (Daniel Day-Lewis), um médico insano que tem o hobby de ter diversas parceiras sexuais, sem se envolver emocionalmente com nenhuma. Contudo, duas mulheres surgem em sua vida, Sabina (Lena Olin), uma artista plástica, e Tereza (Juliette Binoche), uma garçonete que sonha em ser fotógrafa e passa a conquistá-lo.
Porém, tudo muda em suas vidas quando são atingidos pelos acontecimentos de 1968, conhecido como “A Primavera de Praga”, quando os soviéticos invadiram a capital tcheca para pôr fim a uma série de protestos. Nesse meio tempo, Tomás percebe que está em um triângulo amoroso, mas tudo é destruído e suas vidas mudarão para sempre.
O filme infelizmente não está na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma do Apple TV+ no formato de aluguel.
Mais informações de A Insustentável Leveza do Ser
No elenco, a trama contou com Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin, Derek de Lint, Erland Josephson, Pavel Landovský,Donald Moffat, Daniel Olbrychski, Stellan Skarsgård, Tomek Bork, Bruce Myers, Pavel Slaby, Pascale Kalensky e Jacques Ciron.
Na época do lançamento, a produção conquistou o público e a crítica, pois recebeu indicações e venceu prêmios importantes. Em 1989, “A Insustentável Leveza do Ser” foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (Sven Nykvist) e Melhor Roteiro adaptado.
Também foi indicado ao Globo de Ouro do mesmo ano, nas categorias de Melhor Filme de Cinema/Drama e Melhor Atuação de Atriz Coadjuvante em Cinema (Lena Olin). Porém, a produção venceu somente o BAFTA 1989, na categoria de Melhor Roteiro adaptado.