Olivia Rodrigo é acusada de plágio mais uma vez após polêmica com Paramore
Na última sexta-feira (30), Olivia Rodrigo lançou o seu novo single Vampire. A música está sendo elogiada pela crítica e tem previsão de estrear no topo da Billboard Hot 100, podendo ser o terceiro número um da cantora, que já alcançou o posto com drivers license e Good 4 U. Porém, internautas estão enxergando semelhanças entre Vampire e outras músicas, acusando Rodrigo de plágio (de novo).
Ouvintes compararam a faixa com If I Could Fly, do One Direction, Creep, do Radiohead, e até Imagine, do John Lennon (via Rolling Stone).
“O começo de Vampire soa como Imagine do John Lennon”.
the beginning of vampire sounds like imagine by john lennon
— scottish pimento cheese (@LesboJoMilf) June 30, 2023
“Dois segundos ouvindo Vampire da Olivia Rodrigo. Eu gosto mas realmente tem a mesma progressão de acordes de Creep do Radiohead”.
2 seconds into vampire by olivia rodrigo. i like it but it does in fact have the same chord progression as creep by radiohead
— lily rose ♏️ (@lettrbomb12) June 30, 2023
“O jeito que o começo de Vampire soa como If I Could Fly está me deixando maluco”.
The way that the beginning of “vampire” sounds like “If I Could Fly” is throwing me off lol
— Harry, Harrison, and Katie.x (@katieloveshandh) June 30, 2023
Vampire é o primeiro single de GUTS, segundo álbum de estúdio da cantora, que será lançado no dia 8 de setembro. A música fala sobre um ex-namorado da jovem, que ela acusa de ter sido um “sanguessuga” e de ter namorado com ela apenas pela fama. A faixa já ganhou um clipe dirigido por Petra Collins, que já havia trabalhado com Rodrigo em Brutal e Good 4 U.
Olivia Rodrigo já foi acusada de plágio em seu disco anterior
Um dos maiores sucessos da cantora, Good 4 U foi acusada de plagiar Misery Business, hit pop-punk do Paramore. A música de Rodrigo foi considerada um sample, e, para evitar o processo por plágio, ela creditou os criadores de Misery Business, Hayley Williams e o ex-guitarrista do grupo Josh Farro, e metade dos lucros da música vão para a banda (via Rolling Stone).
E este não é o único sample presente no álbum de estreia de Rodrigo. Taylor Swift, St. Vincent e Jack Antonoff são creditados em deja vu pelo sample de Cruel Summer. Taylor e Jack também são creditados em 1 step forward, 3 steps back pelo uso de acordos de New Year’s Day.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.