Globo é condenada na Justiça; entenda o motivo

A Globo foi condenada pela justiça a pagar R$ 9 milhões ao ex-apresentador do programa Encontro, Lair Rennó, que deixou a emissora em 2019. Segundo informações divulgadas no site Na Telinha, do UOL, o advogado de defesa que representou o jornalista alegou que o valor é provisório e decisão ainda cabe recurso.

A ação se deu pois o jornalista acusa a emissora de fraude, alegando que direitos previdenciários foram sonegados quando o contrato de regime de contratação mudou de CLT para PJ. No processo, Rennó pediu o salário referente aos seis anos em que apresentou o programa na ausência de Fátima Bernardes.

O processo foi aberto em 2021 e, segundo o juiz Adriano Marcos Soriano Lopes, a emissora de fato cometeu fraude.

“A prestação de serviços do apresentador Lair Rennó, como pessoa jurídica em prol da Rede Globo ‘constituiu intuito apenas de fraudar a relação de trabalho por meio da pejotização’ (art. 9º da CLT”, dizia a sentença (via Na Telinha).

O processo surpreendeu o público, pois em sua saída da emissora, Rennó publicou em suas redes sociais uma nota em que se despedia calorosamente do cargo, agradecendo pela experiência e celebrando o convívio com Fátima Bernardes. Veja a postagem abaixo.

A sentença foi emitida no dia 30 de junho. Inicialmente, o valor pedido de indenização na Justiça girava em torno de R$ 4 milhões, mas os ganhos de Fátima Bernardes precisaram ser avaliados no processo para o cálculo. A assessoria de Rennó disse que o jornalista não se pronunciará sobre o caso.

A trajetória de Lair Rennó na TV Globo

A relação de Lair Rennó com a TV Globo é antiga, somando mais de 20 anos de carreira na emissora. O apresentador e jornalista mineiro iniciou sua carreira como repórter do EPTV Sul de Minas, telejornal local, em 2001, e passou por programas como Bom Dia Minas, MGTV e Radar MG.

Posteriormente, Rennó integrou o time da Globonews e, em 2012, migrou para o entretenimento. Seu primeiro trabalho no setor foi justamente o Encontro com Fátima Bernardes, onde ficou até dezembro de 2019. Ele foi convidado pela própria Fátima Bernardes para fazer parte do elenco do programa.

Desde de fevereiro do ano passado, o mineiro passou a integrar a equipe da Record Minas. Atualmente, Rennó é apresentador do programa jornalístico Balanço Geral MG, que é um dos carros chefes da emissora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.