Com o intuito de lançar um novo universo compartilhado e reformular completamente a franquia, a Universal Pictures realizou a estreia de A Múmia em 2017. Com Tom Cruise no papel principal, o filme não conseguiu repetir o sucesso dos demais capítulos com Brendan Fraser e foi suficiente para encerrar qualquer plano referente ao Dark Universe.
Alex Kurtzman, responsável pela direção de A Múmia, revelou que considera o filme o maior fracasso de sua carreira. O cineasta é conhecido por seus trabalhos como produtor e roteirista, tendo trabalhado em Transformers, Star Trek e O Espetacular Homem-Aranha 2.
A revelação foi feita durante sua participação no podcast Bingeworthy. Embora A Múmia tenha arrecadado US$410 milhões, o longa resultou em um prejuízo de US$95 milhões para a Universal e foi massacrado pela crítica. Ainda assim, Kurtzman aprendeu com seu fracasso.
“Eu tendo a concordar com o ponto de vista de que você não aprende nada com seus sucessos e aprende tudo com seus fracassos. E esse foi provavelmente o maior fracasso da minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Há cerca de um milhão de coisas das quais me arrependo, mas também me deu tantos presentes que são indescritivelmente lindos. Eu não me tornei diretor até fazer aquele filme, e não foi porque foi bem dirigido – foi porque não foi.”
A Múmia: relembre premissa de filme com Tom Cruise
Situado no presente, A Múmia acompanha o sargento Nick Morton do Exército Americano, ao encontrar uma tumba da princesa egípcia Ahmanet, soltando uma maldição pelo mundo. Ele é acompanhado de Cabo Chris Vail e da arqueóloga Jennifer Halsey, uma arqueóloga que faz parte de uma agência secreta especializada em ameaças sobrenaturais.
O filme também conta com Russell Crowe no papel de Dr. Henry Jekyll/Edward Hyde. A produção da Universal está amplamente disponível nos serviços de streaming brasileiros. É possível conferir a obra nos catálogos da Netflix, Star+, Prime Video, Globoplay e Paramount+ (via Just Watch).