Lançado em 2019, o filme “A Odisseia dos Tontos” é uma produção argentina, dirigida por Sebastián Borensztein, e contou no elenco com Ricardo Darín, Luis Brandoni, Chino Darín, Verónica Llinás, Daniel Aráoz, Carlos Belloso, Marco Caponi, Rita Cortese e Andrés Parra.
Na comédia, conhecemos a história dos moradores da Villa Alsina, província de Buenos Aires, que decidem se reunir para reerguer uma corporativa falida, visando comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial. Assim, eles passam recolhendo o dinheiro da população, mas o sistema econômico do país entra em colapso no episódio que ficou conhecido como Corralito, e eles descobrem que sofreram um golpe.
Sem saber o que fazer e revoltados com a situação, eles terão que buscar a justiça para saber se vão conseguir ter o dinheiro de volta.
Explicação e final de A Odisseia dos Tontos
Fermín (Ricardo Darín) é o personagem central da história e o idealizador do projeto. Simples e trabalhador, ele não aceita que foi vítima de um golpe e almeja reaver o dinheiro perdido. Com ajuda dos amigos e vizinhos, ele bola um plano audacioso para dar o troco nos responsáveis pelo golpe.
Apesar de ser uma história fictícia, a trama foi ambientada em 2001, onde o país passou por um período econômico conturbado. Assim, a história traz, em meio à comédia, uma visão crítica de como a situação política e social estava na época.
Conforme a história se desenvolve, uma mensagem importante é ressaltada, mostrando como o povo argentino precisou ter resiliência para enfrentar as adversidades. Além disso, ao final, o filme também aborda questões como lealdade, amizade e a importância de se unir em momentos difíceis.