Baseado no romance literário de Nicholas Sparks, “Querido John” chegou aos cinemas em 2010, trazendo uma história emocionante estrelada por Channing Tatum e Amanda Seyfried.
Na trama, conhecemos John Tyree, um jovem soldado que conhece Savannah Curtis, uma universitária idealista por quem ele se apaixona durante as férias de faculdade. Eles iniciam um romance, visando que John voltaria para o serviço militar por apenas mais um ano. Se comunicando por cartas, eles contam como estão sendo seus dias durante o período distante.
Contudo, John é constantemente chamado para missões perigosas, afastando-os cada vez mais. Assim, eles terão que lutar para que esse amor continue sobrevivendo.
Explicação e final de Querido John
Antes de voltar ao serviço militar, Savannah sugere que o pai de John pode ter espectro autista e isso o deixa furioso, fazendo com que eles briguem. Depois de se reconciliarem, John e Savannah se mantêm em contato por cartas. Tudo caminhava como o planejado, mas, após o 11 de setembro, John conhece os pais de Savannah e afirma que talvez se aliste novamente ao exército.
Isso deixa Savannah triste e, mais uma vez, eles discutem. Em seguida, John é realocado e recebe uma carta de Savannah dizendo que está noiva de outro homem. Assim, John se alista repetidamente, mesmo contra os conselhos do seu capitão. Ele parte para mais uma missão, onde, ao tentar salvar um soldado, é baleado duas vezes.
Após se recuperar em um hospital na Alemanha, ele novamente se alista no exército, mas dessa vez é enviado de volta para os Estados Unidos, onde seu pai faleceu pouco tempo depois após sofrer um AVC. Ele então procura Savannah e descobre que ela está trabalhando em uma fazenda de terapia de cavalos.
Ela havia se casado com Tim, que posteriormente foi diagnosticado com câncer e tinha pouco tempo de vida. Ciente disso, John vende uma coleção valiosa de moedas de seu pai e é convocado para uma nova missão. Ele usou o dinheiro para doar anonimamente para o tratamento de Tim, o que deu ao marido de Savannah mais alguns meses de vida.
O filme termina com John voltando para os Estados Unidos e reencontrando Savannah trabalhando em uma cafeteria. Eles se abraçam e a história se encerra.