Em homenagem ao Mês da Música Negra, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton participou do podcast Supreme, apresentado por Questlove, e falou sobre sua relação com Jazz. Mais do que isso, o político revelou que foi uma das últimas pessoas a falar com Ray Charles antes do icônico músico falecer 2004.
Clinton explicou que conheceu Ray Charles através de um amigo mútuo, o produtor Quincy Jones, e ambos criaram uma boa amizade. Poucas semanas antes de falecer, o músico o ligou e ficou conversando com o político por alguns minutos.
“Ele me ligou e eu sabia que ele estava doente. Era bastante público naquela época. Ele não falou sobre nada disso. Ele não tinha nenhum interesse em falar sobre isso. Ele só falou, ‘Eu estou apenas para alguns de meus amigos. Pessoas que quero conversa, sabe, mais uma vez’. E ficamos conversando por uns 20 minutos.”
Ray Charles sabia que ia morrer ao ligar para Bill Clinton
Com 73 anos, Ray Charles pretendia voltar a tocar ao redor dos Estados Unidos e do mundo, mas enfrentou uma série de complicações após uma cirurgia no quadril. O músico veio a falecer no dia 10 de junho de 2004, resultado de falência renal.
“Ele sabia que iria morrer, mas não queria falar sobre isso. Ele queria apenas falar sobre a vida”, continuou Bill Clinton. “Eu acho que foram 12 ou 15 pessoas que ele ligou querendo conversar. Eu sempre pensei que ele era algo especial.”